Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 12 Estudo analisa o papel do Brasil nas negociações internacionais

Clientes

Estudo analisa o papel do Brasil nas negociações internacionais

Dec 09, 2009

Apesar das profundas transformações que o Brasil sofreu nos anos 90 rumo à liberalização econômica, o que se vê é que o país continua sendo um dos mais resistentes, no âmbito dos fóruns econômicos mundiais, para assumir compromissos que tornariam as medidas já adotadas reconhecidas em termos de direitos e obrigações legais. Esse comportamento paradoxal é o ponto de partida para o estudo de Neusa Maria Pereira Bojikian em Acordos comerciais internacionais: o Brasil nas negociações do setor de serviços financeiros, lançamento da Editora Unesp que analisa como a “liberalização administrada” se impôs como a opção mais racional para as autoridades nacionais.

Na obra, a autora questiona por que a abertura financeira verificada no Brasil não corresponde ao grau de compromisso para com a liberalização apresentado pelo país na OMC, no Mercosul, na Alca e nas negociações com a União Europeia. Para responder à indagação, Bojikian lança um olhar crítico sobre as transformações econômicas pelas quais o país passou nas duas últimas décadas e para o papel de liderança que o Brasil assume, desde a década de 60, nas coalizões que procuram fortalecer a capacidade de negociação dos países em desenvolvimento.

Para tanto, Acordos comerciais internacionais se divide em cinco partes. Na primeira, a especialista apresenta aspectos conceituais em matéria das negociações feitas em fóruns internacionais. Em seguida, traça a história desses eventos desde os anos 70 até meados dos 80, com destaque para o clima de conflito que se instalou desde o início do debate sobre liberalização do comércio e serviços e a posição do Brasil nesse embate.

Na terceira parte, explora o que significou a abertura financeira do país na década de 90 para logo depois analisar as decisões tomadas pelo Brasil e por outros países nos fóruns internacionais no que tange ao setor de Serviços Financeiros. Assim, é possível verificar em que medida as ofertas brasileiras se diferenciam da situação real de abertura do setor. Percebe-se neste caminho que o Brasil usa as mesmas estratégias e táticas de negociações dos principais países desenvolvidos.

Na quinta parte, a autora analisa a natureza da atual crise, pondo em discussão a possibilidade de uma nova regulamentação no sistema financeiro e um eventual conflito diante dos compromissos já assumidos ou mesmo dos que viriam a ser assumidos no âmbito dos acordos comerciais. O exame acaba evidenciando também como o fato de ter resistido às pressões para a consolidação da abertura no âmbito das negociações comerciais acabou contribuindo para preservar o Brasil de mais uma extraordinária crise financeira.

Sobre a autora – Neusa Maria Pereira Bojikian é mestre em Relações Internacionais pela Unicamp – Programa San Tiago Dantas (Unicamp / Unesp / PUC-SP). Especialista em Negociações Econômicas Internacionais (Unesp). Professora de Estratégia de Negociação e Negociações Internacionais de cursos de pós-graduação lato sensu e graduação. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos, núcleo de pesquisa vinculado à Unesp.

Título: Acordos comerciais internacionais: o Brasil nas negociações do setor de serviços financeiros
Autora: Neusa Maria Pereira Bojikian
Número de páginas: 273
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-9288-4

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

 


Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom