Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Coletânea destaca a produção jornalística de Maurício Tragtenberg

Clientes

Coletânea destaca a produção jornalística de Maurício Tragtenberg

Jan 11, 2010

O pensamento crítico de Maurício Tragtenberg vem novamente à tona com a publicação de vários de seus artigos, polêmicas e respostas divulgadas em jornais e revistas de âmbito nacional, regional e até mesmo local, em sua maioria escritas nos anos 1980. A coletânea está disponível no livro A falência da política, lançamento da Editora Unesp, que dá sequência à Coleção Maurício Tragtenberg, e onde o leitor encontra uma visão clara de como o autor entendia a política, o poder político, o governo e o Estado.

A compilação, resultado da seleção do professor Evaldo Amaro Vieira, é inédita e formada por textos que trazem a crítica ácida de um pensador comprometido com um projeto libertário da sociedade que permanece atual apesar dos dez anos transcorridos desde o falecimento do sociólogo, reconhecido por levar adiante o debate sobre poder, educação e sociedade.

Para melhor apresentar os escritos de Tragtenberg, Vieira incumbiu-se da tarefa de colher e organizar os artigos fornecidos pela viúva do autor. Assim, A falência da política apresenta-se dividida em três partes: na primeira, estão as especulações teóricas sobre modelos político-sociais adotados em todo o mundo, com considerações críticas que abrangem de Paulo Maluf a Vladimir Lênin e Francisco Franco.

Na segunda parte estão elencados os textos que correspondem a fatos específicos comentados pelo autor, como o implacável sistema educacional japonês, o conflito entre Israel e Palestina, os casos de prisão, interrogatórios e tortura praticados na Grã-Bretanha e na Alemanha Social-Democrata, entre muitos outros.

O livro é finalizado com a questão política no Brasil que, contando com um profícuo número de artigos, foi dividido em três seções que trabalham o modo burocrático de fazer política no país e a atenção dirigida à educação, além de textos que abarcam a política previdenciária e de saúde. A falência da política apresenta-se, assim, como a reunião do trabalho de um intelectual “que ensina a fazer da inteligência um ato de liberdade e de conhecimento”.

Sobre a Coleção Maurício Tragtenberg - A relevância da obra de Maurício Tragtenberg, em que a erudição acadêmica é temperada pela autonomia intelectual e opções doutrinárias heterodoxas, evidencia a importância de se reunir seus trabalhos dispersos e variados. Este é o objetivo desta Coleção, coordenada por Evaldo A. Vieira e lançada pela Editora Unesp. O restabelecimento dos textos é feito por meio de comparação com originais e cuidados formais que incluem notas, compilação de artigos e revisão. A Coleção Maurício Tragtenberg inclui a parcela mais representativa do que foi produzido por este intelectual.

Título: A falência da política
Autor: Maurício Tragtenberg
Coleção: Coleção Maurício Tragtenberg
Número de páginas: 484
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 69
ISBN: 978-85-7139-959-4

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom