Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Obra reúne clássicos sobre o campesinato no Brasil

Clientes

Obra reúne clássicos sobre o campesinato no Brasil

Jan 07, 2010

Mesclando textos fundamentais da Sociologia, Geografia, História e Antropologia para a compreensão do campesinato no Brasil, o livro Camponeses brasileiros – Vol. I: Leituras e interpretações clássicas, novo título da coleção História Social do Campesinato, analisa as múltiplas características e experiências dos camponeses brasileiros. Ao colocar as formas de vida camponesas na paisagem brasileira a partir de uma nova perspectiva, este livro desafia uma tradição historiográfica por atentar para a importância de um registro e estudo teórico dessa realidade em geral tratada marginalmente.

Publicado pela Editora Unesp e pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), o livro conta com os textos de 14 autores, sistematizando toda uma trajetória das pesquisas sobre o trabalhador rural. Os estudos tratam da temática dos trabalhadores nas décadas de 50 a 70, época da redescoberta dos camponeses numa estreita ligação com debates políticos mais amplos que, no Brasil, abarcavam a configuração das classes sociais e, de modo especial, a natureza e o papel histórico do campesinato.

Para além dos estudos teóricos propriamente ditos, Camponeses brasileiros conta também com textos de difícil acesso até esta publicação, com testemunhos de dois grandes líderes que deram voz aos camponeses em diferentes momentos históricos: Thomas Davatz, imigrante suíço responsável por grande parte dos registros sobre o campesinato brasileiro no século XIX, e Francisco Julião, líder das Ligas Camponesas na década de 50. Desse modo, a obra configura-se como um esforço intelectual coletivo que pensa a realidade do trabalhador rural de modo plural e que estimula o leitor a aprofundar seu conhecimento sobre a natureza do campesinato nacional.

Sobre os organizadores - Clifford A. Welch é líder e pesquisador do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas em Reforma Agrária (NERA) da Universidade Estadual Paulista em Presidente Prudente; Edgard Malagodi é doutor em Sociologia e professor titular da Universidade Federal de Campina Grande; Josefa S. B. Cavalcanti, atualmente professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, foi vice-presidente da Associação Latino-americana de Sociologia Rural na década de 1990; Maria de Nazareth  B. Wanderley é professora aposentada da Unicamp, onde coordenava o Mestrado em Sociologia e o Doutorado em Ciências Sociais.

Título: Camponeses brasileiros – Vol. I: Leituras e interpretações clássicas 
Organizadores: Clifford A. Welch, Edgard Malagodi, Josefa S. B. Cavalcanti e Maria de Nazareth B. Wanderley
Número de páginas: 336
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 978-85-7139-9454-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions


 

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

 

 

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom