Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Historiadora percorre o caminho da “emancipação biológica” à emancipação ideológica feminina

Clientes

Historiadora percorre o caminho da “emancipação biológica” à emancipação ideológica feminina

Jan 13, 2010

Séculos XVI a XVII. No mundo, a Igreja e a opinião masculina regem a moral, enquanto o Brasil vive sua fase de colônia. Mary Del Priore escolheu este momento histórico para realizar seu estudo sobre o universo feminino, uma época em que a realização feminina estava exclusivamente na maternidade. Ao sul do corpo, lançamento da Editora Unesp, resgata personagens e situações anônimas para contar a história da mulher.

Recolhendo e organizando informações esparsas e dispersas, a autora descortina um mundo onde os poderes informais relativos à cultura e à religião afloram simultaneamente, revelando, no cotidiano impreciso da mulher, a sua capacidade de solidariedade e resistência. A obra revela práticas culturais e representações simbólicas em torno da maternidade, do parto, do corpo feminino e do cuidado com os filhos.

Para a autora, a maternidade extrapola a mera biologia, possuindo também um intenso conteúdo sociológico, presente na mentalidade humana há séculos. Por ser parte de um conjunto de saberes femininos, dar à luz diferencia a mulher sexualmente do homem. Mary Del Priore acredita que esta noção de “emancipação biológica” foi o início da emancipação ideológica feminina.

O arquétipo da santa-mãezinha que ainda permanece vivo na sociedade brasileira, seja nos personagens de novelas e nos discursos políticos, ou mesmo nas mais corriqueiras expressões do dia-a-dia, tem suas origens analisadas em Ao sul do corpo. A obra se baseia em vasta pesquisa bibliográfica, uma das paixões da autora, que reúne santas, sereias, curandeiras, prostitutas, pandoras – simplesmente mulheres brasileiras.

Sobre a autora – Mary Del Priore é renomada historiadora e escritora brasileira. Seus livros, que somam mais de vinte títulos, já receberam importantes prêmios da literatura nacional, como o Jabuti, por História da vida privada e Histórias das mulheres no Brasil, e o prêmio Casa Grande e Senzala, por Histórias das mulheres no Brasil e História das crianças no Brasil.

Título: Ao sul do corpo - Condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia
Autor: Mary Del Priore
Número de páginas: 304
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-949-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom