Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 A diversidade sociocultural de campesinos

Clientes

A diversidade sociocultural de campesinos

Jan 14, 2010

O campesinato possui um papel importante na história da humanidade, entretanto, já sofreu inúmeras pressões que forçaram sua exclusão, seja expropriando-o de seu território ou produzindo teorias para apagá-lo socialmente. Este volume da coleção História Social do Campesinato faz um convite para entendermos o Brasil a partir da trajetória e importância dos campesinos no país, apresentando a diversidade sociocultural das configurações camponesas e suas estratégias de reprodução social. Os artigos aqui reunidos aliam discussão teórica à apresentação de um contexto empírico concreto e dados etnográficos.

Subdividido em duas partes - Cultura e Sociabilidade e Identidades e Territorialidades -, este primeiro volume da obra Diversidade do campesinato: expressões e categorias, publicado pela Editora Unesp e Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) aborda especificamente a questão das construções identitárias e sociabilidades, partindo do pressuposto de que não só a reprodução dos fundamentos econômicos é indispensável à existência e reprodução das sociedades. É, por exemplo, trabalhada a relação encontrada entre trabalho e festa e o significado da partilha do alimento como expressão das regras de reciprocidade, a “cosmologia cabocla” dos pescadores paraenses e as narrativas populares situadas em seus contextos histórico e sociopolítico. 

Os artigos apresentam ainda situações contemporâneas vividas pelos campesinos, mostrando a flexibilidade dos grupos e a maneira como eles agem frente às mudanças ocorridas, seja na sociedade ou nos campos políticos e jurídicos, originados do Estado. Já na segunda parte do trabalho, Identidades e Territorialidades, são descritas algumas situações que favoreceram a ampliação dos estudos sobre o campesinato, apresentando, também, preocupações antropológicas a respeito das políticas de construção de identidade e a luta pelos direitos étnicos do campesinato.

Sobre os organizadores – Emília Pietrafesa de Godoi é doutora em Antropologia pela Universidade de Paris X-Nanterre (França), professora do departamento de Antropologia da Unicamp e diretora-associada do Centro de Estudos Rurais da mesma universidade. Marilda Aparecida de Menezes é doutora em Sociologia pela Unidade de Manchester e integrante da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. Rosa Acevedo Marin é doutora em História e Civilização pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, na França e professora associada vinculada à Universidade Federal do Pará.

Título: Diversidade do campesinato: expressões e categorias vol. I – Construções identitárias e sociabilidades 
Organizadores: Emilia Pietrafesa de Godoi, Marilda Aparecida de Menezes e Rosa Acevedo Marin
Número de páginas: 336
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37
ISBN: 978-85-7139-955-6


Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions


Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom