Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 01 Protagonista da independência de Moçambique desvenda a identidade nacional de seu país

Clientes

Protagonista da independência de Moçambique desvenda a identidade nacional de seu país

Jan 06, 2010

Desvendar como foi formada a identidade nacional moçambicana é o desafio central de Moçambique – Identidade, colonialismo e libertação, obra de José Luís Cabaço que acaba de ser lançada pela Editora Unesp. Reitor da Universidade Técnica de Moçambique e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo, Cabaço tem uma grande familiaridade com o tema e esteve presente nas lutas pela independência. Também ajudou na transformação de seu país após a proclamação da independência em 1975, assumindo diversas responsabilidades no governo, inclusive cargos ministeriais, e nas suas instituições políticas. Este trabalho rendeu-lhe o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado no Concurso Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais).

Moçambique começa mostrando a natureza dualista estrutural da ordem colonial, fundada nas múltiplas oposições colono-colonizado. O equilíbrio se mantinha na medida em que uma rigorosa hierarquia existente entre os distintos grupos sociais se reproduzia e pelas inúmeras possibilidades de exploração do trabalho por parte dos colonos. O autor escancara a relação entre superioridade e inferioridade, baseada no racismo implícito como conceito de missão evangelizadora e civilizadora e mostra como o pensamento antropológico dialoga com o processo de expansão capitalista e com a questão do encontro de culturas em situação de dominação política.

Após a Segunda Guerra Mundial, é estabelecida outra correlação de forças, influenciadas pelos ideais triunfantes da liberdade, o que abre caminho para um novo jogo político e um rápido crescimento do movimento anti-colonial. As potências imperiais do passado aceitam dialogar com as elites nacionalistas. A guerra colonial tem seu ápice em 1960 e se prolonga até 1974, marcando o nascimento do nacionalismo moçambicano. Tema do último capítulo da obra, o nacionalismo e a busca por uma identidade nacional também é marcado por algumas contradições. São analisados os conflitos culturais nessa política de identidade e a escolha pelo modela socialista.

Sobre o autor – José Luís Cabaço é moçambicano e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Participou na luta pela independência do seu país nas fileiras da Frente de Libertação de Moçambique. Após a proclamação da independência em 195, assumiu diversas responsabilidades no governo e nas instituições políticas, até se retirar do serviço público em 1992. Foi professor convidado na Universidade Politécnica de Moçambique e hoje é reitor da Universidade Técnica de Moçambique.

Título: Moçambique – Identidade, colonialismo e libertação
Autor: José Luís Cabaço
Número de páginas: 360
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 978-85-7139-952-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions


Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom