Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 02 A história do Brasil e a construção de uma identidade influenciada pelo esporte

Clientes

A história do Brasil e a construção de uma identidade influenciada pelo esporte

Feb 09, 2010

Não só para os amantes de esportes, como também a todos aqueles que fazem parte da história do Brasil, a obra de Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo é um interessante trabalho de pesquisa e investigações que dá um olhar especial ao esporte e suas práticas corporais institucionalizadas, inseridas em diferentes sociedade e culturas, mas que acabou sendo responsável para formação de uma única identidade, a brasileira.

O livro História do esporte no Brasil: do império aos dias atuais percorre todos os contextos históricos no qual o esporte está inserido, desde o século XIX até os dias atuais, mostrando o quanto este assunto está ganhando espaço entre os meios de comunicação e as principais publicações. Tem como objetivo principal entender como o esporte, sendo uma das manifestações culturais mais importantes do século XX, pode nos ajudar a entender melhor a História do Brasil.

Por meio das pesquisas, os organizadores apresentam a modernidade brasileira com seus sentidos e significados, fazendo uma articulação da prática esportiva com as dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas do país. Isso nos ajuda a ter uma visão, ao mesmo tempo abrangente e peculiar, de todo histórico esportivo ao longo dos tempos e a forma que ele colaborou para a construção da identidade brasileira.

Esta publicação da Editora Unesp mostra a reunião de diversos tipos de classe, gênero e etnia em uma ideia de nação única, em um país que é tão reconhecido pelo seu futebol, principalmente, e seu grande  destaque e sucesso nas diferentes modalidades esportivas. Um país que tem fome de vitória e tantos nomes importantes no esporte merece um estudo de todo o seu crescimento influenciado pelas práticas esportivas e uma atenção especial para um tema tão relevante.

Sobre os autores – Mary Del Priore é autora de mais de 25 livros de História do Brasil, doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorada pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Recebeu vários prêmios literários, entre os quais o Jabuti, Casa Grande e Senzala, da APCA, e recentemente, o Ars Latina. Victor Andrade de Melo é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Laboratório Sport (PPGHC/IFCS/UFRJ). É autor dos livros Cidade Sportiva, Cinema e esporte: diálogos, Dicionário de história do esporte no Brasil e Esporte, lazer e artes plásticas: diálogos, entre outros, e editor-coordenador da Recorde: Revista de História do Esporte.

Título: História do esporte no Brasil: do império aos dias atuais
Autora: Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo
Número de páginas: 566
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-85-7139-989-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom