Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 02 Rosa Belluzzo ganha prêmio da Academia Internacional de Gastronomia

Clientes

Rosa Belluzzo ganha prêmio da Academia Internacional de Gastronomia

Feb 08, 2010

O livro São Paulo – Memória e Sabor, de autoria de Rosa Belluzzo, publicado em 2009 pela Editora Unesp, ganhou o Prix de la Litterature Gastronomique, concedido pela Assembleia Geral da Academia Internacional de Gastronomia (AIG), entidade reconhecida mundialmente, fundada em 1983, com sede em Paris.  A confirmação, feita no dia 25 de janeiro, premiou também a chef brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní, na categoria Prix du Chef de l'Avenir.

São Paulo – Memória e Sabor não é apenas um livro de receitas, pois também ajuda a compreender épocas e histórias. Rosa Belluzzo busca, nos manuscritos e velhos livros de receitas familiares, modelos alimentares e transformações históricas, como a inclusão da cozinha no corpo da casa. O projeto demonstra por meio de textos e ilustrações a importância da comida na formação da sociedade paulista e apresenta suas origens e todo o processo que passou a ser tão popular em nossas mesas.

Para Rosa Belluzzo, a conquista deste prêmio colabora para a repercussão da nossa culinária: “Para mim este prêmio tem grande valor, pois não só divulga nossa cozinha no mundo, já que o evento congrega vários países, como também recupera a culinária paulista que está tão esquecida”, e completa: “fico feliz por ter sido o livro da minha cidade que ganhou”, comemora a autora.

A entrega do prêmio, programada para ser realizada em Madri ou Paris, ainda tem a chance de ocorrer também em São Paulo, já que duas brasileiras foram agraciadas. O evento na cidade ainda aguarda confirmação da Academia Internacional de Gastronomia.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom