Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 03 A educação brasileira analisada pela perspectiva dos processos de avaliação

Clientes

A educação brasileira analisada pela perspectiva dos processos de avaliação

Mar 10, 2010

Em Avaliação, lançamento da Editora Unesp, Denice Bárbara Catani e Rita de Cássia Gallego refletem sobre o processo de verificação de aprendizagem e sua real validade nas escolas brasileiras. O tema é tratado a partir de uma perspectiva crítica do modo como se tornou uma forma de legitimar o sucesso ou o fracasso de um aluno, atribuindo a ele uma nota.

Denice e Rita mostram que a avaliação tem dois sentidos diferentes: o de quem avalia e o de quem é avaliado. Enquanto o professor avalia o aluno, o aluno avalia o professor, assim como o coordenador. E este será avaliado pelos funcionários da escola.

No decorrer dos quatro capítulos, as educadoras recomendam que a avaliação escolar deixe de ser o instante em que o aluno precisa demonstrar sua competência, para se tornar comprometida com a aprendizagem dos alunos, visando sua formação e não somente uma classificação. Para isso, articulam dois conjuntos de significação do processo de avaliação: o das classificações e exames aos quais uma pessoa se submete ao longo da vida e o das experiências cotidianas, vinculadas ou não à escola.

Atentas ao quadro nacional, as autoras observam o surgimento de avaliações para reunir dados gerais sobre a qualidade do ensino brasileiro. Aplicadas a alunos, professores e instituições, permitem traçar um panorama de como a educação no país está evoluindo, e onde ainda necessita reparos, já que entender o problema da avaliação significa considerar várias dimensões dos processos educacionais. 

O título integra a Coleção Paradidáticos, criada com o objetivo de tornar acessíveis para estudantes e para o público leigo temas complexos da ciência e da cultura, que desafiam cientistas, mas que são essenciais para compreensão do mundo atual. Produzidas por destacados pesquisadores do meio acadêmico brasileiro, as obras oferecem Sugestões de leituras para que o leitor possa se aprofundar no tema, um Glossário que ajuda a explicitar os principais conceitos usados e Questões para reflexão e debate, uma provocação intelectual a ser usada para sistematizar as informações obtidas.

Sobre as autoras – Denice Barbara Catani é professora titular da Universidade de São Paulo, onde fez toda a sua formação em Pedagogia, da graduação ao doutorado. Realiza pesquisas sobre História da Educação e Formação de Professores. Rita de Cássia Gallego também é professora da Universidade de São Paulo e tem toda a sua graduação em Pedagogia pela mesma instituição. Atualmente tem privilegiado o estudo de temas como tempo escolar, ensino público primário e organização do trabalho do docente.

Título: Avaliação
Autores: Denice Bárbara Catani e Rita de Cássia Gallego
Número de páginas: 96
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 15,00
ISBN: 987-85-7139-956-3

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Castro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom