Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 03 Pesquisador da American University e especialistas debatem reforma agrária no Brasil em evento na UFRRJ

Clientes

Pesquisador da American University e especialistas debatem reforma agrária no Brasil em evento na UFRRJ

Mar 25, 2010

O Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da UFRlRJ e o Núcleo de Pesquisas, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo promovem na próxima quarta-feira, dia 31 de março, mesa-redonda para debate e lançamento do livro Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil.

A obra é uma pesquisa de proporções grandiosas. Elaborado por uma equipe de 19 especialistas brasileiros e estrangeiros – entre eles, cientistas políticos, sociólogos, engenheiros agrônomos, jornalistas e até um poeta –, este lançamento da Editora Unesp em parceria com o NEAD (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural) consiste em um dos documentos mais completos sobre a luta pela reforma agrária no Brasil.

Organizado pelo cientista político Miguel Carter, autor de vários textos sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o livro tem como foco o trabalho desenvolvido para “combater os padrões históricos de desigualdade no Brasil rural”. Ao longo de suas quase 600 páginas, os autores investigam os motivos que provocaram a abissal desigualdade da estrutura fundiária brasileira e as possíveis conseqüências desse flagelo social, assim como as reações populares a essa situação. O gancho para este estudo é justamente o MST, movimento que, de acordo com estimativas de Carter, conta com 1,14 milhão de membros – sendo, portanto, referência mundial no que se refere ao combate de políticas neoliberais e disparidade social.

Partiicipam da mesa-redonda Miguel Carter, cientista político e professor da School of International Service da American University, em Washington, DC; Joba Alves, da Direção Estadual do MST no Rio de Janeiro; Leslie Bethell, historiador, professor da University of Oxford; Ricardo Rezende Figueira, antropólogo e professor da UFRJ e coordenador do GPTEC; e as sociólogas Leonilde Medeiros e Regina Bruno, professoras do CPDA/UFRRJ.

O evento acontece às 16 horas, na sede da CPDA/UFRRJ, na Av. Presidente Vargas, 417, 6° andar, no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e haverá sessão de autógrafos no final do debate.

Sobre o organizador – Miguel Carter é professor da School of International Service da American University, em Washington, DC. Há 19 anos pesquisa os movimentos sociais do campo e a reforma agrária no Brasil. É doutor em Ciência Política pela Columbia University, em New York, com pós doutorado na University of Oxford, onde atuou como Research Fellow do Centro de Estudos Brasileiros. Nasceu em Patzcuaro, México, e cresceu no Paraguai.  

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom