Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 03 Estudo analisa o discurso político nas mídias modernas

Clientes

Estudo analisa o discurso político nas mídias modernas

Mar 01, 2010

Verbo, corpo e voz – Dispositivos de fala pública e produção da verdade no discurso político traz importantes reflexões teóricas e metodológicas tanto aos que pesquisam a análise do discurso quanto aos estudiosos da política. Carlos Piovezani reflete aqui sobre a condição histórica e as novas configurações semióticas do discurso político contemporâneo, considerando não apenas a consistência linguística, mas os suportes materiais e os fatores tecnológicos por meio dos quais os discursos circulam e agregam significado.

Aborda, entre outras coisas, as diferenças de fala pública política no palanque, no rádio e na TV, mostrando que no discurso político-eleitoral televisivo a criação de novos materiais de transmissão se faz necessária, bem como novas cenas que contextualizem determinado assunto, juntamente com dinâmicas e formulações semióticas singulares.

Este lançamento da Editora Unesp diferencia-se de outros trabalhos do gênero por recusar as “verdades” já aceitas e por não ter medo de rejeitar consensos estabelecidos, trilhando seu próprio caminho e expondo o descompasso entre os ritmos da vida e da ciência, buscando, desta forma, sua superação. Deste modo, oferece um novo aspecto à análise dos efeitos de verdade que tornam possível a persuasão, o autor trabalha outros fatores, como a tecnologia e os novos modos de pensar e sentir o mundo, abrindo portas para novos meios de formulação semiótica e de circulação histórico-social dos discursos.

Analisando fatores como palavras, gestos e voz, Carlos Piovezani reforça que nem todos os discursos são políticos, mostrando que cada um deles possui distintos modos de enunciação e legitimação institucional, assim como investimentos de poder diferenciados. Em oposição às análises do discurso realizadas no passado, que procuravam decifrar simulações e dissimulações ideológicas provenientes das mensagens políticas, Verbo, corpo e voz desfaz os dispositivos de palavras, imagens e sons que exercem a dominação política, propondo derrubar as máscaras da convicção e resistir às seduções da voz.

Sobre o autor – Carlos Piovezani é graduado em Letras pela UFMS, câmpus de Dourados. Fez mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp. Durante o ano de 2004-2005, realizou parte de seu doutoramento na Université de Paris III/Sorbonne Nouvelle. Atualmente, é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e pesquisador do Grupo de Estudos de Análise do Discurso (Labor/UFSCar). Publicou artigos e capítulos de livros, no Brasil e no exterior, e co-organizou, em 2006, o livro Metamorfoses do discurso político: derivas da fala pública, de Jean-Jacques Courtine.

Título: Verbo, corpo e voz – Dispositivos de fala pública e produção da verdade no discurso político
Autor: Carlos Piovezani
Número de páginas: 367
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 978-85-7139-957-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:
www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom