Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 03 Historiadora analisa a organização indígena na América Andina

Clientes

Historiadora analisa a organização indígena na América Andina

Mar 29, 2010

Quando usamos a palavra ayllu, frequentemente a associamos com algum povoado ou território demarcado. Entretanto, no século XVI, o ayllu representava a forma de organização de uma população que vivia dispersa e cuja identidade se dava pelos laços de parentesco de cada membro do grupo. Em O ayllu andino nas crônicas quinhentistas, lançamento do selo Cultura Acadêmica, a historiadora Ana Raquel Portugal busca compreender a estrutura básica da organização indígena na América Andina desde o período pré-hispânico até o começo da colonização espanhola.

Analisando crônicas quinhentistas, Ana Raquel conclui que o mundo andino deve ser analisado em dois momentos distintos e importantes: antes e durante as instalações das reduções do vice-rei Toledo, que ocorreram entre as décadas de 1560 e 1570. Inicialmente, o pré-hispânico era composto por uma família extensa que formava um grupo local detentor ou não de um território utilizado comunitariamente para subsistência de seus integrantes. Com a chegada dos espanhóis, essa estrutura passou por importantes modificações convertendo-se em território com a finalidade de armazenar mão-de-obra.

O ayllu andino nas crônicas quinhentistas estuda a representação do ayllu por meio de dados históricos e etnográficos encontrados nas crônicas indígenas e espanholas do século XVI. A análise dos discursos de tais cronistas mostra que essas mudanças ocorreram em função das práticas culturais quinhentistas, em que o imaginário europeu se entrelaçou com o andino gerando uma nova concepção para essa estrutura, que de sistema de parentesco foi convertida em comunidade a serviço dos espanhóis.

Sobre a autora – Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal é atualmente chefe de departamento do curso de História da Unesp, câmpus de Franca, professora da graduação e pós-graduação, bem como integrante do Conselho Diretor do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, crônicas, jesuítas, religiosidade andina e colonial, bruxaria, inquisição e extirpação de idolatrias.

Título: O ayllu andino nas crônicas quinhentistas
Autora: Ana Raquel Marques da Cunha Martins Portugal
Número de páginas: 212
ISBN: 978-85-7983-000-6
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: História

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom