Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 03 Trabalho coletivo resgata a luta pela anistia no Brasil

Clientes

Trabalho coletivo resgata a luta pela anistia no Brasil

Mar 03, 2010

Após 30 anos da Lei de Anistia, marco da redemocratização brasileira, uma coletânea publicada pela Editora Unesp, Arquivo do Estado e Imprensa Oficial de São Paulo traz, além da reflexão de trabalhos escritos por acadêmicos e personagens que participaram do processo, uma vasta coleção de documentos. São 21 textos que discutem a história política recente do nosso país, as conquistas e derrotas do movimento de anistia, os direitos humanos, sua violação e a impunidade que marcou o período em que a ditadura militar esteve instalada no país.

Entre os autores, pesquisadores como Maria Luiza Tucci Carneiro e James Green; e personagens como Pedro Nikken, ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Em seu conjunto, abordaram diversos temas, como a história da campanha da anistia, a experiência dos países latino-americanos, além de questões mais pontuais como apuração de responsabilidades, punição dos torturadores, reparação aos anistiados políticos, a operação Condor, a abertura de arquivos da repressão, incluindo o acesso às suas informações.

A luta pela anistia apresenta também todo o esforço empreendido contra os primeiros abusos cometidos naquele momento, bem como as lutas iniciais reivindicando a libertação dos presos políticos e pequenas ações que se transformaram em uma grande campanha nacional pela anistia no Brasil. A obra inicia-se com uma breve reflexão sobre o processo de construção da memória social do país durante o período ditatorial. Para tal, são descritas as comemorações de maio de 1968, mostrando que os debates da anistia influenciam tanto as discussões sobre 1968 como a relação entre a sociedade brasileira com seu passado. Entre outros temas, a obra aborda também o papel das mulheres naquela época, que se revelou nos cenários públicos e privados, integrando-as no Movimento Feminino pela Anistia e transformando-as em grandes personagens da mobilização.

O livro apresenta também a dimensão e a força das campanhas em favor da libertação de todos aqueles que lutaram contra as ditaduras, tanto no Brasil quanto no Cone Sul, colaborando para a disseminação das reflexões sobre o passado, difundindo conhecimento e memória pública. Complementam o volume cinco guias de fontes sobre a anistia e processos correlatos de instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Arquivo Edgar Leuenroth/Unicamp, o Centro de Documentação e Informação Científica/PUC-SP, o Centro de Documentação e Memória da UNESP e o Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro.

Sobre a organizadora – Haike R. Kleber da Silva é diretora do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Título: A luta pela anistia   
Organizadora: Haike R. Kleber da Silva
Número de páginas: 488
Formato: 21 x 28 cm
Preço: R$ 60
ISBN: 978-85-7139-981-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623  ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom