Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Educadora confronta saberes teóricos e práticos na formação do docente brasileiro

Clientes

Educadora confronta saberes teóricos e práticos na formação do docente brasileiro

Apr 19, 2010

Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos mostra como as pesquisas produzidas a partir dos anos 90 até meados desta década apresentam reflexões acerca dos modos de como se aprende a prática de ensinar na sala de aula, tendo em vista a formação e atuação docente em nosso país. A obra, lançamento do selo Cultura Acadêmica, foi estimulada por outros estudos realizados pela educadora Marilda da Silva, que abriram uma discussão sobre a racionalidade da constituição da natureza do trabalho docente, sobretudo no que se refere ao ensino na sala de aula.

Para a autora, o melhor modo de obter informações no campo educacional é por meio da voz do professor, sobretudo as que dizem respeito aos componentes da complexa estrutura da prática docente que é efetivada por eles. Em Complexidade da formação de professores, o critério utilizado para a definição das características das fontes foi que elas tivessem informações a partir da voz do professor quer seja como método de reflexão acerca da prática pedagógica, quer seja como informação sobre essa prática.

A autora explica que desde o início dos anos de 1990, as pesquisas brasileiras e estrangeiras vêm apontando que a formação de professores precisa passar por reformulações radicais e que isso estabelece relação com a natureza dos dois saberes que sustentam a docência e com o tipo de relação inexorável que há entre eles. Complexidade da formação de professores deixa claro que não tem como objetivo confrontar a formação inicial com a formação continuada e vice-versa, mas sim pensar a complexidade da formação dos profissionais que ensinam em nossas escolas.

Sobre a autora - Marilda da Silva é graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antonio Augusto Reis Neves (1981) e em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (1986). Mestre em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutora em Estudos Comparados em Educação pela Universidade de Lisboa (Prof. António Nóvoa - 2001-2002). É professora adjunto (a partir de setembro de 2006) na Unesp, câmpus de Araraquara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, habitus professoral e habitus estudantil, didática e formação de professores, história de escolarização de alunos e ensino na sala de aula.

Título: Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos
Autora: Marilda da Silva
Número de páginas: 117
ISBN: 978-85-98605-97-5
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Educação Escolar

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom