Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Educadora identifica fatores que restringem o espaço do brincar de crianças de 6 e 7 anos

Clientes

Educadora identifica fatores que restringem o espaço do brincar de crianças de 6 e 7 anos

Apr 05, 2010

Segundo a teoria histórico-cultural, o processo do brincar é um grande aliado na construção do conhecimento sobre o mundo, possibilitando leituras sobre ele. Entretanto, o que tem ocorrido hoje na escola de educação infantil é a substituição das brincadeiras tradicionais pelo uso excessivo de atividades dirigidas ao processo de alfabetização. Paralelamente a isso, foi anunciado o recente parecer do Conselho Nacional de Educação, que prioriza a alfabetização sem considerar as particularidades de cada criança.

Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, o lançamento do selo Cultura Acadêmica Cadê o brincar? busca identificar as características do brincar de crianças nas idades de 6 e 7 anos, período que é marcado pela passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Além disso, a autora Flávia Barros analisa as maneiras que os educadores utilizam os espaços para o brincar, para encontrar os fatores que delimitam esta prática.

De acordo com Flávia Cristina, a escolha desta faixa etária deve-se ao fato de que as instituições de ensino reduzem, cada vez mais, os espaços que seriam destinados ao brincar. Desta forma, tanto a Educação Infantil como o Ensino Fundamental trabalham o processo de preparação da criança para a alfabetização, priorizando o uso do material apostilado de ensino em detrimento dos espaços destinados ao brincar.

Cadê o brincar? discute as fontes documentais, a história do brincar, a prática pedagógica de professores, supervisores e coordenadores, além da escuta de diversas linguagens infantis, oferecendo novas maneiras de ver e compreender a criança em suas especificidades.

Sobre a autora – Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros é graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela Unesp, câmpus de Marília, especialista em Educação Inclusiva (Uenp/Fafija), de Jacarezinho, e mestre em Psicologia na linha de Infância e Realidade Brasileira (Unesp/Assis). Suas pesquisas têm como foco de análise a Educação Infantil na contemporaneidade sendo estruturadas pela teoria histórico-cultural de Vygotsky. Foi integrante (2004-2007) e pesquisadora do grupo de pesquisa Leitura e Ensino Uenp/Fafija (Cnpq). É membro do grupo de pesquisa Implicações Pedagógicas da teoria histórico-cultural (Unesp/Marília) e pertence ao grupo gestor do Fórum Paulista em Defesa da Educação Infantil.

Título: Cadê o brincar? Da educação infantil para o ensino fundamental
Autora: Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros
Número de páginas: 218
ISBN: 978-85-7983-023-5
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Psicologia

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom