Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Especialista documenta espetáculos circenses e histórias de palhaços de diferentes regiões brasileiras

Clientes

Especialista documenta espetáculos circenses e histórias de palhaços de diferentes regiões brasileiras

Apr 16, 2010

Circos e palhaços brasileiros, lançamento do selo Cultura Acadêmica, oferece, em formato de catálogo, uma documentação iconográfica e escrita de alguns circos brasileiros e seus trabalhos. No período compreendido entre outubro de 1997 e julho de 2000, Mario Fernando Bolognesi visitou circos de diversas regiões do país com o objetivo de documentar parte dos circos brasileiros e os diversos momentos dos palhaços, dentro e fora do picadeiro, além de resgatar o repertório cênico dos personagens, envolvendo reprises, entradas, esquetes, comédias e dramas.

As várias faces do circo brasileiro são representadas na obra, envolvendo basicamente os recursos materiais dos circos, bem como o papel dos palhaços sob a lona, sejam eles palhaços que tiveram seu aprendizado no circo-teatro, os chamados palhaços de palco ou os tapas-buracos dos circos grandes. A obra visa também destacar o papel do palhaço nos espetáculos dos pequenos circos, assim como as quantidades e qualidades do repertório encenado e as opiniões dos artistas acerca da profissão.

Em Circos e palhaços brasileiros, o leitor dispõe de 38 capítulos, cada um deles destinado a um circo, no qual Bolognesi descreve partes do espetáculo que assistiu e, também, várias das entrevistas que fez com os palhaços, bem como seu registro fotográfico. A amostragem apresentada é suficiente para identificar as diversas modalidades de espetáculos daquele período. Além das habilidades circenses, o autor registrou também shows musicais, teatro (nas modalidades drama, comédia, esquetes, chanchadas entre outras) e tourada.

De acordo com Bolognesi, Circos e palhaços brasileiros é uma obra que não se encerra. Seu objetivo é documental e procura registrar o real estado dos espetáculos desenvolvidos em lonas circenses. Entretanto, abre espaço para que o panorama aqui apresentado se amplie, dando oportunidade para que novas tendências circenses sejam experimentadas. Bolognesi é também autor de Palhaços, publicado pela Editora Unesp em 2003, que estuda a arte do palhaço tal como ela é no circo nacional, tomando como base a dramaturgia, a interpretação e a encenação.

Sobre o autor - Mario Fernando Bolognesi é graduado em Filosofia pela Unesp (1978), mestre (1988) e doutor (1996) em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo, livre-docente em Estética e História da Arte pela Unesp (2003). Professor adjunto do Instituto de Artes da Unesp, câmpus de São Paulo. Tem experiência na área de Artes/Teatro/Circo, com ênfase em estética, encenação, interpretação e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes segmentos: circo brasileiro, palhaços, comédia e cômico circenses.

Título: Circos e palhaços brasileiros
Organizador: Mario Fernando Bolognesi
Número de páginas: 254
ISBN: 978-85-7983-021-1
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Artes

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom