Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Historiadora analisa o processo de construção de identidade nacional na Argentina

Clientes

Historiadora analisa o processo de construção de identidade nacional na Argentina

Apr 09, 2010

O período compreendido entre o final do século XIX e o início do XX foi de grande importância social e histórica para os países latino-americanos no que diz respeito à afirmação de suas nacionalidades. Na Argentina, com o desenvolvimento econômico e o grande contingente imigratório ocorrido na época, a questão nacional transformou-se no tema central das discussões políticas e intelectuais do período e a etnicidade foi utilizada de maneira frequente pelas elites para formular questões pendentes ao processo de formação da pátria.

Em Carlos Octavio Bunge e José Ingenieros: entre o científico e o político, lançamento do selo Cultura Acadêmica, a historiadora Camila Bueno Grejo analisa o período de 1880 a 1920, verificando quais foram os mecanismos utilizados pela elite argentina a fim de que se forjasse uma identidade nacional. Para isso, baseou-se na produção intelectual de Carlos Octavio Bunge e José Ingenieros e no papel político que esses escritores desempenharam, uma vez que ambos tiveram atuações junto ao governo e à sociedade de seu tempo.

Visando discutir os problemas que permeavam a sociedade argentina, Bunge e Ingenieros utilizaram elementos sociológicos, antropológicos, étnicos, biológicos e também históricos. Apesar de suas obras não terem caráter historiográfico, as fontes possuem historicidade, uma vez que podem ser representadas a partir da tomada de consciência por parte da elite política e intelectual, fazendo com que esse ramo passasse a refletir nos problemas da sociedade argentina e nas ações que deveriam ser realizadas com vista à construção da identidade nacional.

A autora busca compreender o significado de nação expresso pelos intelectuais argentinos do início do século XX e analisa como, na visão deles, seria possível construir uma nacionalidade num país tão heterogêneo, tomado pela imigração europeia, tendo em vista que a partir desse período definiram-se os traços da representação da nação argentina que terminariam por se impor.

Sobre a autora – Camila Bueno Grejo é graduada (2005) e mestre (2009) em História pela Unesp. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: Argentina, História política e intelectual. Integra o projeto temático "Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (Séculos XIX e XX)", financiado pela Fapesp. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

Título: Carlos Octavio Bunge e José Ingenieros: entre o científico e o político. Pensamento racial e identidade nacional na Argentina (1880-1920)
Autora: Camila Bueno Grejo
Número de páginas: 134
ISBN: 978-85-98605-98-2
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: História

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom