Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Pesquisadora discute atuação do Serviço Social na educação brasileira

Clientes

Pesquisadora discute atuação do Serviço Social na educação brasileira

Apr 23, 2010

O estudo realizado por Maria Cristina Piana tem como tema a construção do perfil do assistente social no cenário educacional e, como objetivo, compreender e explicar a importância da atuação do Serviço Social na política educacional. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional, publicado pelo selo Cultura Acadêmica, analisa o Serviço Social enquanto propositor e elaborador das políticas sociais, levando-se em consideração o trabalho profissional realizado na educação em diversos estados e municípios brasileiros, desde a origem da profissão.

A investigação, realizada por meio de pesquisas bibliográficas, documental e de campo,  permitiu um acúmulo de conhecimentos sobre o objeto de estudo e possibilitou a análise e a compreensão do trabalho realizado pelo Serviço Social na Secretaria de Educação do município de Barretos (SP).

Os resultados da pesquisa, apresentados ao longo da obra, revelam que a atuação do Serviço Social na educação brasileira, desde a origem da profissão, destacou-se significativamente nas unidades de ensino. Porém, hoje se expande de forma positiva, expressiva e qualitativa nas esferas estaduais e municipais atuando em equipes interdisciplinares na elaboração de diretrizes e planos de ação para uma educação de acesso a todos os cidadãos e também através de vários movimentos sociais para a aprovação legal.

Essa temática ganha um significado especial por tratar de um estudo voltado para o mundo da educação que representa hoje uma exigência do sistema vigente em termos de qualidade, novos empreendedorismos, investimentos em pessoal, formação continuada e generalista. Sendo o assistente social um profissional que trabalha a realidade social, faz-se necessário construir seu perfil de modo diferenciado, crítico, reflexivo, criativo, propositivo, inovador e estratégico para as negociações e conquistas no campo educacional.

Sobre o organizador – Maria Cristina Piana possui mestrado (2003) e doutorado (2008) em Serviço Social pela Unesp, câmpus de Franca. É especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB (2000), especialista em Recursos Humanos e Marketing pela União dos Grandes Lagos (Uniliago) em São José do Rio Preto e graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1988). É professora titular, desde 2003, do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, onde coordena o Curso de Serviço Social. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social e educação, formação profissional, políticas sociais, criança e adolescente.

Título: A construção do perfil do assistente social no cenário educacional
Organizador: Maria Cristina Piana
Número de páginas: 236
ISBN: 978-85-7983-038-9
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Serviço Social

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom