Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Psicóloga estuda o processo de envelhecimento na contemporaneidade

Clientes

Psicóloga estuda o processo de envelhecimento na contemporaneidade

Apr 12, 2010

Desde a década de 1950, diversas pesquisas e estatísticas têm apontado o crescente envelhecimento da população mundial. O Brasil, que costumava representar um país jovem, foi surpreendido com o aumento da população mais velha e está sendo forçado a encarar o fato como sua nova realidade nacional, acrescentando a velhice no conjunto das preocupações e dos investimentos sociais.

Utilizando sua experiência de trabalho com grupos de idosos, Mariele Rodrigues Correa analisa, em Cartografias do envelhecimento na contemporaneidade: velhice e terceira idade, lançamento do selo Cultura Acadêmica, o processo de envelhecimento humano no cenário brasileiro como uma questão que ultrapassa os determinismos biológicos e a ação decisiva do tempo, sendo modelado pelo conhecimento científico e por ações do Estado pela via das políticas públicas. Desta forma, Mariele mostra que os estigmas e as práticas de invalidação da velhice cederam lugar para tentativas de representá-la como uma fase da vida capaz de comportar atividades produtivas, realização de projetos e participação ativa no mercado de consumo.

Em Cartografias do envelhecimento na contemporaneidade: velhice e terceira idade, a velhice é vista de maneira diversificada, possibilitando a vivência do envelhecimento e o aproveitamento da maturidade que esse período oferece. Essa e outras formas de experiência do envelhecimento na atualidade são analisadas nesta obra, procurando-se demonstrar que a velhice não é um fato uno e inexorável, mas sim uma construção humana que abre margens para experiências e significações múltiplas.

Sobre a autora - Mariele Rodrigues Correa é graduada em Psicologia (2004) e mestre em Psicologia pela Unesp, onde é doutoranda no programa de Pós-Graduação em Psicologia. Foi professora substituta da Unesp, câmpus de Assis, no curso de Psicologia e docente da FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos. Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq "Figuras e Modos de Subjetivação no Contemporâneo" e "Psicologia e Instituições". Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, terceira idade, reforma psiquiátrica, saúde mental, gestão das populações, contemporaneidade.

Título: Cartografias do envelhecimento na contemporaneidade: velhice e terceira idade
Autora: Mariele Rodrigues Correa
Número de páginas: 128
ISBN: 978-85-7983-003-7
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Psicologia

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom