Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 04 Aldo Rebelo relata jogo entre Palmeiras e Corinthians em benefício do Partido Comunista do Brasil

Clientes

Aldo Rebelo relata jogo entre Palmeiras e Corinthians em benefício do Partido Comunista do Brasil

Apr 07, 2010

O deputado federal Aldo Rebelo é conhecido por ser um torcedor apaixonado pelo Palmeiras. E foi visitando a sala de troféus de seu time que certa vez se deparou com uma taça com a instigante inscrição “Homenagem do Movimento Unificador dos Trabalhadores”. Começou aí uma pesquisa sobre a partida realizada entre Palmeiras e Corinthians, há mais de setenta anos, que visava arrecadar fundos para o Partido Comunista do Brasil. O resultado do memorável encontro é agora relatado em Palmeiras x Corinthians 1945: o jogo vermelho, lançamento da Editora Unesp, que retrata o conturbado cenário político de 1945 e seus reflexos no esporte que, além de paixão nacional, sempre esteve diretamente ligado à identidade do povo brasileiro. 

Esta crônica de Rebelo, que também é jornalista, reconstrói o histórico embate entre os rivais Palmeiras e Corinthians para além das jogadas plásticas de Junqueira, Waldemar Fiúme, Canhotinho, Milani, Domingos e Ruy. O enfoque principal está nos lances estratégicos que aconteciam nos bastidores políticos do amistoso, desenhando os caminhos dos fatos ocorridos em 1945, ano rico em acontecimentos no mundo e no Brasil.

Mas Palmeiras X Corinthians não é feito só de política. Afinal, é impossível falar de futebol sem evocar emoções e, no caso dessa peleja antológica, nostalgia. O autor dedica capítulos inteiros para descrever como se deu a preparação técnica dos times para o jogo, a cobertura pela imprensa e, por fim, um panorama do clássico, que teve vitória de 3 a 1 para a equipe alviverde.

Para inserir o leitor no contexto da época e legitimar os fatos narrados, o livro conta com uma grande quantidade de anexos, tais como súmulas, recortes de jornais do período e fotografias dos principais personagens que fizeram parte dessa história – presidentes de clubes, políticos, jogadores e líderes sindicais. A narrativa minuciosa, em linguagem coloquial que remete a um romance de ficção, é intercalada com entrevistas e depoimentos de pessoas ligadas direta ou indiretamente ao jogo em uma pluralidade de visões acerca de um episódio, de outra forma, fadado ao esquecimento.  

Sobre o autor – Aldo Rebelo é jornalista e deputado federal – já no quinto mandato - pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B - SP) desde 1991. Foi presidente da União Nacional dos Estudantes (1980-1981), vereador em São Paulo (1989-1991), ministro da Coordenação Política do Governo Lula (2004-2005) e presidente da Câmara dos Deputados (2005-2007). Em seu currículo, está a criação da CPI da CBF/Nike, que examinou o polêmico contrato de patrocínio da Seleção Brasileira pela multinacional americana.

Título: Palmeiras x Corinthians 1945: o jogo vermelho
Autor: Aldo Rebelo
Número de páginas: 119
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 978-85-7139-993-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

______________________________________________________________________________

Lançamento e bate-papo com o autor

Sexta-feira, 9 de abril de 2010, às 19h30
Museu do Futebol
Praça Charles Milller, s/n - Estádio do Pacaembu
São Paulo SP

______________________________________________________________________________

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom