Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 05 Arte-educadora analisa o ensino de artes da perspectiva de artistas-professores

Clientes

Arte-educadora analisa o ensino de artes da perspectiva de artistas-professores

May 12, 2010

Para compreender a convergência entre as práticas artística e educacional, Célia Maria de Castro Almeida parte de questões básicas: “é possível ensinar arte?” e “como se ensina arte?”. O resultado de suas reflexões está agora publicado em Ser artista, ser professor – razões e paixões do ofício, lançamento da Editora Unesp.

Em vez de procurar respostas às questões apenas no resgate bibliográfico sobre o tema, a autora optou pela pesquisa dos modos como os artistas-professores vivenciam sua prática nas instituições de ensino superior. Essa mudança no ponto de observação teve como objetivo desmistificar as concepções teóricas sobre o ensino da arte. Foram entrevistados 26 artistas plásticos que são também professores, para relatar suas experiências e percepções, o que significou trabalhar com a subjetividade e as múltiplas realidades de concepções e práticas.

Como afirma o professor da Unicamp, Milton José de Almeida, no prefácio da obra, trata-se de “um trabalho de pesquisa de mão dupla: enquanto pesquisava o que os artistas pensavam a respeito do ensino das artes, a autora pesquisava suas próprias concepções de ensino, de educação e de arte”. Deste modo, a essência do ensino das artes plásticas transparece no confronto gerado pelas concepções do artista inspirado, espontâneo, gênio individual e do artista que demora anos estudando e se preparando. Célia Maria também reflete sobre a possível massificação escolar e questiona se “a educação e o ensino de artes não deveriam rever seus objetivos para não criar ilusões tanto para os professores quanto para os alunos, que imaginam que se formam artistas”.

O livro integra a Coleção Arte e Educação, que tem por objetivo atender à demanda por uma produção intelectual mais ampla sobre a prática da formação artística dos estudantes brasileiros, preenchendo uma lacuna notada por artistas e arte-educadores de todo o país e produzindo novos públicos fruidores de cultura.

Sobre a autora - Licenciada em Educação Musical (1970) e Educação Artística (1974) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), mestre (1981) e doutora em Educação (1992) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professora de Educação Musical e Educação Artística em escolas de Educação Infantil e no Ensino Fundamental e médio. Na PUC foi docente (1975-1986) em curso superior de formação de professores para a educação infantil. Também foi docente e pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp no período 1986-1997, quando se aposentou. Desde 1999 é docente no Mestrado em Educação e no curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba (MG).

Título: Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício
Autora: Célia Maria de Castro Almeida
Número de páginas: 166
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7139-991-4

 Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom