Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 06 Coletânea apresenta o potencial da Ciência da Informação para a recuperação de dados no contexto tecnológico contemporâneo

Clientes

Coletânea apresenta o potencial da Ciência da Informação para a recuperação de dados no contexto tecnológico contemporâneo

Jun 28, 2010

As transformações científicas e tecnológicas em todas as áreas de conhecimento alteraram de modo drástico como se armazena, trata e recupera informação e conhecimento, atingindo significativamente os serviços de informação e as bibliotecas. Os pesquisadores, cujos ensaios estão reunidos em A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias, fazem aqui uma abordagem sociocognitiva do contexto de indexação do catalogador em bibliotecas universitárias que inclui como participantes e observadores os usuários, demais bibliotecários e dirigentes.

Organizado por Mariângela Spotti Lopes Fujita, este lançamento do selo Cultura Acadêmica apresenta o enorme potencial da Ciência da Informação no contexto contemporâneo. Trata-se de saber explorar o conhecimento de seus profissionais e especialistas, que poderão fornecer uma nova visão de suas interações com o meio, de seus procedimentos para a resolução de tarefas, de suas representações acerca do conhecimento assimilado e do modo como organizam seu próprio conhecimento.

A indexação de livros realiza a análise de procedimentos, dificuldades e de percepções a partir de três perspectivas: dos princípios da política de indexação na análise de assunto para catalogação (especificidade, exaustividade, revocação e precisão); da indexação no processo de análise de assuntos para catalogação; da linguagem documentária vista pelo conteúdo, forma e uso. Um trabalho que preenche a escassa a literatura sobre a indexação na catalogação de livros na biblioteca e possibilita o aprimoramento de interfaces de busca e, especialmente, de seleção de conteúdos e de seu tratamento para futura recuperação.

Sobre a organizadora - Mariângela Spotti Lopes Fujita é doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e livre-docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, câmpus de Marília. Atualmente, é professora adjunta da Unesp. É autora do livro PRECIS na língua portuguesa: teoria e prática de indexação. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em “Leitura Documentária” para indexação, elaboração de resumos e classificação bibliográfica, utilizando a metodologia introspectiva de Protocolo Verbal em diferentes modalidades.

Título: A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais.
Organizadora: Mariângela Spotti Lopes Fujita
Número de páginas: 154
ISBN: 978-85-7983-015-0
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Ciência da Informação

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom