Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 06 Compêndio reúne pesquisas acadêmicas voltadas à formação de educadores de ciências exatas e biológicas

Clientes

Compêndio reúne pesquisas acadêmicas voltadas à formação de educadores de ciências exatas e biológicas

Jun 04, 2010

Desde 1997, o Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp vem realizando pesquisas na área de educação científica. Ao longo desses anos, cerca de 200 dissertações de mestrado e 40 teses de doutorado foram produzidas pelo departamento. Estes estudos tencionam, sobretudo, desenvolver metodologias de ensino para ampliar a didática de professores de disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática.

Ferramenta útil para educadores destas esferas de conhecimento, a obra Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre formação de professores, lançamento do selo Cultura Acadêmica, apresenta uma compilação de ensaios e artigos focados no aprimoramento da formação de professores das áreas de Ciências e Matemática.

De acordo com o professor Roberto Nardi, organizador da publicação, uma das maiores deficiências do ensino de ciências exatas e biológicas aplicado no Brasil é o fato de haver uma distância entre o conhecimento teórico desenvolvido nas universidades e o conhecimento transmitido ao docente durante a sua formação. Segundo Nardi, a ideia do compêndio é justamente incluir algumas das pesquisas em educação elaboradas pelo programa da Unesp nos novos currículos de graduação, de modo que os futuros bacharéis se tornem aptos a lecionar conteúdos complexos de maneira pedagógica.

Os artigos presentes em Ensino de Ciências e Matemática I foram elaborados por 27 pesquisadores. A despeito de serem fruto de pesquisas acadêmicas e apresentarem densos referenciais teóricos, todos os ensaios dispõem de gráficos e de uma grande quantidade de exemplos para facilitar a compreensão do conteúdo. Além disso, a variedade de temas discutidos na obra é expressiva: se fazem presentes desde dissertações que instigam reflexão e análise histórica a textos com estratégias pedagógicas. 

Sobre o organizador – Roberto Nardi é licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestre em ‘Science Education’ pela ‘School of Education’ da Temple University, Filadéfila, Estados Unidos (1978), e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1989), com estágio de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (2004 – 2005). Atualmente é um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru. Tem experiência nas áreas de Ciências e Física e se interessa, principalmente, por questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e contínua de professores.

Título: Ensino de Ciências e Matemática I: temas sobre formação de professores
Organizador: Roberto Nardi
Número de páginas: 261
ISBN: 978-85-7983-004-4
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Educação para a Ciência

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom