Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 06 Estudo sociológico revela o impacto do MST na formação política de jovens

Clientes

Estudo sociológico revela o impacto do MST na formação política de jovens

Jun 11, 2010

Em sua obra, A formação cultural dos jovens do MST, lançada pelo selo Cultura Acadêmica, o  pesquisador Frederico Daia Firmiano pisa em um terreno polêmico ao analisar os impactos políticos e culturais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na educação de jovens ligados ao grupo.

Fruto de intensa pesquisa de campo destinada à tese de mestrado do autor, o livro reflete – de maneira otimista e apaixonada; porém, esclarecida e sem ingenuidades - acerca de como o movimento alterou os valores, a noção de sociedade e a perspectiva de vida dos jovens militantes envolvidos. De acordo com Firmiano, o MST e a luta política pela posse de terra permitem que os jovens se tornem visíveis e que encontrem “perspectivas para a superação das amarras impostas ao seu desenvolvimento”. 

Com o intuito de estudar o tema com acuidade, o autor focou sua análise no assentamento Mário Lago, importante base do movimento que surgiu em decorrência da ocupação de uma antiga fazenda do município de Ribeirão Preto. A escolha da cidade também não é eventual: além de ser conhecida como a “capital brasileira do agronegócio” – sendo, portanto, importantíssima na questão da reforma agrária –, Ribeirão Preto foi palco de vários protestos referentes à ocupação de terras para a criação de assentamentos.  

A formação cultural dos jovens do MST não se limita a um estudo sociológico de um fenômeno cultural. Além de analisar a contribuição do movimento para a conversão dos jovens em massa contestadora, a obra dispõe de uma leitura crítica sobre a questão agrária no Brasil e da história do MST em Ribeirão Preto. Para encerrar e fundamentar sua pesquisa, Firmiano dedicou um capítulo inteiro para apresentar as “vozes” de seu objeto de estudo: por meio de entrevistas intercaladas com reflexões do próprio autor, 24 militantes juvenis falam sobre suas experiências, sentimentos e a formação política empírica que adquiriram ao integrar o MST.     

Sobre o autor – Frederico Daia Firmiano é graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2004) e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente trabalha no Centro Brasileiro da Infância e Juventude, na Universidade do Estado de Minas Gerais e na Universidade de Franca. Tem experiência na área de Sociologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: juventude, MST e formação cultural.

Título: A formação cultural dos jovens do MST: a experiência do assentamento Mário Lago, em Ribeirão Preto (SP)
Autor: Frederico Daia Firmiano
Número de páginas: 290
ISBN: 978-85-7983-043-3
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Sociologia

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom