Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 06 Matéria-prima do Universo invade salas de aula

Clientes

Matéria-prima do Universo invade salas de aula

Jun 07, 2010

Documentário de Maria Cristina Abdalla sobre partículas elementares será distribuído no ensino médio de escolas públicas

As partículas elementares formam a estrutura de toda matéria que conseguimos observar no Universo e alguns dos maiores experimentos da ciência moderna, como o Grande Colisor de Hádron, ou LHC, em Genebra, são usados para sondar sua origem. Este tema complexo até mesmo para os físicos estará disponível aos estudantes da rede pública de ensino médio do Brasil, que contarão para esta tarefa com o documentário O discreto charme das partículas elementares, criado a partir do livro da professora e pesquisadora em Física, Maria Cristina B. Abdalla.

Mil DVDs que tornam acessíveis as concepções da Física das Interações Fundamentais serão distribuídos pelo Ministério da Educação. Desta forma,  professores do ensino médio poderão se capacitar e dispor de material de apoio em Física Moderna, sendo que as partículas elementares já fazem parte da grade curricular do Ensino Médio no estado de São Paulo. 

O discreto charme das partículas elementares foi publicado pela Editora Unesp em 2006, adaptado para a televisão pela TV Cultura em 2008 e agora toma a forma de documentário. Tanto no programa quanto no livro, a história das partículas elementares, as “pequeninas” como carinhosamente as chama Maria Cristina  Abdalla, é reconstruída desde as primeiras descobertas na área e a alvorada da teoria quântica até as novas manifestações da matéria. Refaz, assim, a trajetória da mudança de modelos, que acontece sempre quando da descoberta de uma partícula, levando a Física das Partículas a se transformar no que é hoje denominado Modelo Padrão da Física de Partículas.

Uma caminhada que persegue o mundo invisível dos quarks e léptons e avança até as grandes estruturas cosmológicas, sempre por meio de um estilo agradável, auxiliado por inúmeras ilustrações. Neste enlace do micro e do macrocosmo, Maria Cristina Abdalla nos desvenda as fascinantes “pequeninas” a partir das quais toda a matéria do universo observado é formada.

No documentário, Marcelo Tas atua como um apresentador de TV, do tipo chapeleiro maluco, e leva a personagem principal, Rafael (Giovanni Delgado), para uma viagem em um mundo paralelo, com informações sobre átomos, elétrons, quarks, léptons e bósons mediadores e também sobre a teoria do big bang (uma das explicações para a origem do universo). Neste cenário, onde 70% dos espaços são digitais, os atores interagem quase que o tempo todo com o virtual, como se fosse um videogame onde o protagonista precisa passar por diferentes níveis. “O programa utiliza uma linguagem moderna e lúdica para tratar de um assunto que costuma ser árido para os jovens. Tudo isso, construído com uma diversidade de computação gráfica que contribui para ensinar e tornar a atração bem interessante visualmente”, comenta Ricardo Elias (dos premiados De Passagem e Os 12 Trabalhos), diretor da atração.

Sobre a autora – Maria Cristina Batoni Abdalla é professora livre-docente do Instituto de Física Teórica da Unesp, em São Paulo. Foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no CERN, em Genebra, na Suíça.

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623  ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Bianka Saccoman |[email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom