Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 06 Pesquisa indaga a possibilidade de utilizar no jornalismo as estratégias da história

Clientes

Pesquisa indaga a possibilidade de utilizar no jornalismo as estratégias da história

Jun 21, 2010

Realizando a convergência entre História e Jornalismo, Maximiliano Martin Vicente viabiliza a proposta de promover leituras englobando estes dois campos do conhecimento e pesquisar de maneira ampla o significado social desse veículo de comunicação na atualidade. Sua reflexão resultou em História e comunicação na nova ordem internacional, lançamento do selo Cultura Acadêmica, obra que explora as divergências na cobertura dos veículos estudados, como o Le Monde Diplomatique e a revista Veja, para verificar a possibilidade de operar na comunicação com as estratégias da história.

O autor propõe a identificação entre a história e a comunicação, justamente porque ambas sofrem de preocupações epistemológicas e inquietações teóricas. Também dividem semelhantes objetos de pesquisa e todo contexto de interpretação de concessão dos fatos são extremamente próximos. Dessa forma surge o interesse de identificar o significado social e a relevância desse veículo de comunicação chamado jornalismo, aproximando a vertente histórica, que estuda o fato consumado, e a vertente da comunicação baseada no cotidiano.

Neste sentido, diversos autores são visitados com o intuito de destacar o papel social da comunicação, adentrando nos estudos das possibilidades de como se materializa sua influência no dia a dia das pessoas. Um exemplo marcante surge da análise midiática do atentado de 11 de Setembro, nos Estados Unidos. Segundo Maximiliano, “os veículos caminhavam para uma única versão dos fatos. A Revista Veja assumiu uma posição parcial, que caminhava em direção à legitimação de uma postura sem compreensão da outra, que é: qual a visão que têm os árabes a respeito desse atentado? Foi o que fez o jornal Le Monde Diplomatique”.

Sobre o autor - Maximiliano Martin Vicente é graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (1982), mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor titular da Unesp. Tem experiência no ensino nos cursos de Comunicação Social, na área de História do Brasil e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira Contemporânea. Atua no programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Unesp, câmpus de Bauru, onde orienta pesquisas na área de Gêneros e Formatos da Comunicação Midiática e leciona a disciplina Comunicação e História na Nova Ordem Internacional.

Título: História e comunicação na nova ordem internacional
Autor: Maximiliano Martin Vicente
Número de páginas: 217
ISBN: 978-85-98605-96-8
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Comunicação

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Sacsoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom