Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 05 Pesquisadores resgatam a epopeia da agricultura a partir da perspectiva camponesa

Clientes

Pesquisadores resgatam a epopeia da agricultura a partir da perspectiva camponesa

May 26, 2010

O problema das desigualdades existentes no mundo contemporâneo relacionadas à questão agrária é discutido de forma aprofundada em História das agriculturas no mundo – do neolítico à crise contemporânea, lançamento da Editora Unesp em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead). Marcel Mazoyer e Laurence Roudart, pesquisadores com quarenta anos de experiência na área, traçam a epopeia que parte das primeiras domesticações e segue à diversidade contemporânea pela perspectiva dos camponeses produtores e vendedores dos produtos agrícolas.

Para isso, analisam as interações entre o agricultor e sua família, os recursos naturais físicos e biológicos necessários no momento da produção e as técnicas utilizadas para a sua transformação, tendo como base diferentes categorias de estudo como agronomia, economia e ecologia, que são articulados a elementos de história, arqueologia, geografia, paleontologia, sociologia e tecnologia.

Além de todo o histórico rural, História das agriculturas no mundo também contribui para discussão de temas presentes no mundo contemporâneo, como, por exemplo, os riscos da globalização e da liberalização acentuarem ainda mais as desigualdades entre os países, aumentarem o desemprego e a pobreza. Mostra ainda como uma agricultura que não esteja preparada com equipamentos e proteção acaba sofrendo com a falta de meios para se fortalecer e tem queda no preço de seus produtos.

Mazoyer e Roudart buscam mostrar o desenvolvimento da economia camponesa relacionando-o a outras medidas para tirar as populações do estado de pobreza. A criação de um sistema de organização mundial que agrupe países com níveis tecnológicos e de produtividade semelhantes deve-se unir a condições de acesso à terra e aos meios para produzir, para que cada país tenha um desenvolvimento agrícola equilibrado e fortemente orientado.

Sobre os autores – Marcel Mazoyer é professor emérito de agricultura comparada e de desenvolvimento agrícola no Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon, onde sucedeu ao professor René Dumont. Laurence Roudart é mestre de conferências de economia política agrícola e alimentar no Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon.

Título: História das agriculturas no mundo – do neolítico à crise contemporânea
Autores: Marcel Mazoyer e Laurence Roudart
Número de páginas: 567
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 65,00
ISBN: 978-85-7139-994-5 (Editora Unesp); 978-85-60548-60-6 (Nead)

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom