Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 11 Obra da Editora Unesp sobre Monteiro Lobato vence Prêmio Jabuti como melhor Livro do Ano

Clientes

Obra da Editora Unesp sobre Monteiro Lobato vence Prêmio Jabuti como melhor Livro do Ano

Nov 05, 2009

Monteiro Lobato: livro a livro, obra dos professores João Luís Ceccantini (Unesp) e Marisa Lajolo (Unicamp), foi escolhido o Livro do Ano do Prêmio Jabuti 2009, na categoria não-ficção. O anúncio aconteceu na noite de ontem, 4 de novembro, em cerimônia realizada na Sala São Paulo. A obra, co-editada pela Editora Unesp e Imprensa Oficial, também venceu na categoria Crítica Literária.

“O gênero infantil já foi visto como de importância menor na literatura brasileira. Nesse sentido, o prêmio representa uma chancela para novos estudos sobre esse segmento” ressalta Marisa Lajolo. Para João Luís Ceccantini, a figura de Monteiro Lobato continua viva no imaginário do brasileiro: “a premiação ressalta a valorização da literatura infantil e mostra que ela pode ser estudada com a mesma seriedade da literatura adulta”.

Com um capítulo dedicado a cada um dos livros infantis publicados por Monteiro Lobato, a obra se ocupa da linguagem, da imagem, das ilustrações e dos conceitos editoriais do escritor, apresentando o percurso percorrido por Lobato em cada um de seus livros. Os autores também abordam a maneira como as matrizes culturais foram absorvidas por Lobato e como ele as transformou em histórias para crianças.

O diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, José Castilho Marques Neto, comenta que "para receber esse prêmio, passamos por todos os critérios - o da escolha de nossa editora por autores de alto gabarito acadêmico; o da imprescindível qualidade editorial; o da aceitação da marca Unesp pelos parceiros do mercado editorial e livreiro". Ele destaca que, "para a Unesp e a edição universitária, esta é uma conquista histórica e mais um marco na trajetória vitoriosa da Editora em seus 22 anos".

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. As obras escolhidas como Livro do Ano de ficção e não-ficção ganham R$ 30 mil cada.

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom