Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 06 Textos inéditos de Dante Moreira Leite discutem a Psicologia

Clientes

Textos inéditos de Dante Moreira Leite discutem a Psicologia

Jun 09, 2010

Estudos em Psicologia, lançamento da Editora Unesp, reúne textos inéditos de Dante Moreira Leite, pioneiro da Psicologia Social no Brasil e autor referência para pesquisadores das áreas da Educação, Literatura e História da Cultura brasileira. São artigos teóricos, verbetes de um dicionário inacabado, relatos de experimentos, uma palestra, uma reflexão sobre o ensino da Psicologia, além dos capítulos prontos que deveriam integrar uma História da psicologia contemporânea, que permaneceu inacabada.

O livro começa com os artigos “Filosofia e psicologia” e “Psicologia e teoria psicológica” aos quais o autor relaciona com os verbetes do Dicionário de psicologia, projeto cuja redação foi interrompida. Aqui, Moreira Leite apresenta descrições referentes à arte, isto é, sobre a influência que a produção artística faz na formação do indivíduo por meio da emoção gerada por ela. Dessa forma, destaca o papel da psicologia comportamental caracterizada pelo método da experimentação ou observação controlada.

Percorre ainda as análises experimentais da emoção estética sobre o olhar da psicologia; os testes de aptidão artística utilizados para identificar a vocação pela apreciação da arte; os tipos psicológicos em relação à arte; a análise do processo criador; a relação entre o espectador e obra de arte, suas interpretações e influências psicológicas, finalizando o capítulo com arte e neurose. Em seguida, há o “Código de ética do psicólogo”, palestra ministrada por Dante Moreira Leite, que recebeu uma abordagem significativa com vistas à regulamentação da profissão diante das perplexidades dos problemas enfrentados. O artigo “Ensino de psicologia” apresenta as dificuldades do professor, assim como a situação da teoria psicológica na década de 60 do século passado.

A segunda parte do livro oferece os textos disponíveis do que deveria ter constituído a sua História da psicologia contemporânea, produção iniciada por Dante Moreira Leite ao se sentir insatisfeito com os textos disponíveis na área.  Os capítulos são focados em Freud e nas teorias dinâmicas e estão divididos em: O ambiente histórico e cultural (1848 – 1960); Freud: biografia e formação; Freud: o sistema; e C.G. Jung (1875 – 1961).

A coleção Dante Moreira Leite é integrada pelos títulos Psicologia e literatura; O caráter nacional brasileiro; O amor romântico e outros temas; Psicologia diferencial e estudos em educação e O desenvolvimento da criança.

Sobre o autor - Dante Moreira Leite cursou Filosofia na Universidade de São Paulo, onde obteve seus títulos acadêmicos. Publicou O caráter nacional brasileiro, O amor romântico e outros temas, Psicologia e literatura, Psicologia diferencial, além das antologias Personalidade e O desenvolvimento da criança. Lecionou em diversas unidades da USP, da atual UNEP e da PUC. Foi professor visitante da Universidade de Wisconsin (Madison, EUA), em 1967, e, em 1974, assumiu a direção do Instituto de Psicologia da USP.

Título: Estudos em Psicologia
Autor: Dante Moreira Leite
Número de páginas: 255
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-7139-984-6
Coleção: Dante Moreira Leite

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623  ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom