Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 Adorno revela seu ideal de música em análise à obra de Alban Berg

Clientes

Adorno revela seu ideal de música em análise à obra de Alban Berg

Jul 07, 2010

Terceiro título da Coleção Adorno, Berg: o mestre da transição mínima é muito mais do que uma compilação de artigos e conferências sobre a obra de Alban Berg, expoente da música dodecafônica que revolucionou a composição musical no século 20. Esse lançamento da Editora Unesp, nas palavras do professor Jean-Paul Olive, “trata-se do livro mais cativante de Adorno, no qual se revelam, como em nenhum outro livro, tanto a admiração e a afeição que ele mantinha pelo compositor vienense quanto um verdadeiro ideal do que é a música”.

O livro, último de Adorno a ser publicado em vida e primeiro volume da coleção a tratar de crítica musical, reúne textos escritos pelo filósofo alemão entre as décadas de 1930 e 1960. No entanto, se fazem presentes nessa coletânea somente artigos que não apareceram em seus outros livros. Berg: o mestre da transição mínima consiste, sobretudo, em um esforço pessoal de Adorno em revelar a originalidade presente na música daquele que fora seu mentor na arte da composição.

Ao longo dos ensaios, Adorno procura não apenas desconstruir os preconceitos criados pela vanguarda do pós-guerra – que julgava as peças musicais de Berg tolas por estas terem vínculos com o pós-romantismo –, como também mostrar que os apreciadores do músico vienense não compreendiam a inovação presente na arte de seu professor. Trata-se da defesa de que a modernidade das obras não está vinculada à modernidade dos materiais.

Com a escrita virtuosa e o discurso dialético que lhe são característicos, analisa com acuidade movimentos de peças como Der Wein, Wozzeck e Lulu (verdadeiros marcos de sua produção), além de concertos, lieder, sonatas e peças orquestrais. E o livro transcende a teoria musical, sendo possível perceber as fortes relações que Adorno estabelece entre filosofia e música, além do próprio método estabelecido aqui que ultrapassa os da musicologia tradicional, aliando o rigor técnico da análise musical com a busca do conteúdo histórico.

Coleção Adorno – Empreendimento editorial que visa fornecer ao leitor brasileiro, de maneira padronizada, os principais textos publicados por Adorno. Serão editados os trabalhos mais importantes ainda não publicados em português, assim como novas traduções, em quatro coletâneas: Escritos sobre música, Escritos sobre sociologia, Indústria cultural e Escritos de psicologia social e psicanálise. Todos seus volumes são acompanhados por uma Introdução que contextualiza a obra no interior da experiência intelectual adorniana, atualiza os debates dos quais ela fazia parte e expõe os desdobramentos e influências da referida obra no cenário intelectual do século XX.

Título: Berg: o mestre da transição mínima
Autor: Theodor W. Adorno
Número de páginas: 285
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 42
ISBN: 978-85-7139-997-6

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom