Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 Coletânea discute uso de novas tecnologias no ensino de idiomas

Clientes

Coletânea discute uso de novas tecnologias no ensino de idiomas

Jul 16, 2010

É inegável que uma educação que transcende os muros da sala de aula e se abre para as linguagens e práticas do mundo moderno se torna cada vez mais complexa, especialmente em função da presença crescente de novas ferramentas tecnológicas no ensino de línguas. Desejada por alguns e temida por outros, essa nova realidade demanda uma reflexão constante acerca dos desafios e possibilidades que apresenta. Foi partindo dessa constatação, que as linguistas Ucy Soto, Mônica Ferreira Mayrink e Isadora Valencise Gregolin decidiram reunir as reflexões teóricas e práticas de 18 pesquisadores sobre o tema. O resultado está agora publicado em Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões, lançamento do selo Cultura Acadêmica.

A obra reúne artigos de pesquisadores de renomadas instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, que propõem discussões em torno de três eixos centrais: linguagem, educação e virtualidade. São artigos que analisam a formação tecnológica de professores; o trabalho pedagógico na educação a distância; o métier do professor em contexto digital; o uso de novas tecnologias em educação; o design de material didático on-line; a concepção, design e ferramentas de um ambiente virtual colaborativo de ensino-aprendizagem; o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle); os graus de interação no espaço físico e virtual; o uso da internet da perspectiva de alunos de Letras; o papel da mediação pedagógica em fóruns educacionais de cursos on-line de língua estrangeira; e o uso do chat na sala de aula até uma proposta para a formação continuada on-line de professores.

As temáticas tratadas nesta coletânea se articulam em torno de diferentes temas que abordam questões de linguagem, de ensino-aprendizagem de línguas e de uso de novas tecnologias, com destaque para a internet. Nesse contexto de transição, oferece a professores, alunos e pesquisadores um espaço de reflexão e intercâmbio de experiências acerca do que vem acontecendo nessa “Idade Mídia”, como definem as organizadoras da obra.

Sobre as organizadoras – Ucy Soto é graduada em Letras por diversas universidades no Brasil e no exterior, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp. Atuou como docente nos cursos de graduação e pós-graduação da UFAL, da UFF e, atualmente, é professora na graduação em Letras e pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, na Unesp, câmpus de Araraquara. Mônica Ferreira Mayrink possui graduação em Língua e Literatura Espanhola pela USP, graduação em Língua e Literatura Inglesa, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Lecionou na PUC-SP e na Unesp, câmpus de Araraquara. Atualmente, é professora do Departamento de Letras Modernas da USP. Isadora Valencise Gregolin possui graduação em Letras (Português-Espanhol) pela UFSCar, mestrado em Estudos Linguísticos pela Unesp, câmpus de São José do Rio Preto, e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, câmpus de Araraquara. É docente junto ao Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar.  

Título: Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões
Organizadoras: Ucy Soto, Mônica Ferreira Mayrink e Isadora Valencise Gregolin
Número de páginas: 252
ISBN: 978-85-7983-017-4
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Linguística e Língua Portuguesa

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:

Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom