Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 Dante Moreira Leite mergulha nos mistérios do universo infantil

Clientes

Dante Moreira Leite mergulha nos mistérios do universo infantil

Jul 28, 2010


A partir da convicção de que um dos campos mais importantes e produtivos da psicologia contemporânea é o do estudo da criança, e percebendo a ausência de traduções para o português de autores importantes, Dante Moreira Leite elaborou em 1971 uma coletânea que se tornou referência obrigatória da psicologia contemporânea nacional. O desenvolvimento da criança é este clássico do pioneiro da Psicologia Social no Brasil e autor referência para pesquisadores das áreas da Educação, Literatura e História da Cultura brasileira, que a Editora Unesp lança agora em terceira edição.

O livro reúne importantes textos do próprio autor e de autores renomados como Jean Piaget para trazer à tona questões do universo infantil e juvenil que abordam desde a nova configuração do ambiente familiar até deficiências de desenvolvimento que a criança possa apresentar. Sem excluir ainda a fase de transição entre a infância e a adolescência, ou como essa passagem é feita não ao longo do tempo, mas por meio de ritos pontuais em grupos primitivos como os tapiraré, tribo indígena brasileira estudada Herbert Baldus, que retrata uma criança mais próxima do universo adulto e que não apresenta os problemas tão característicos da pré-adolescência.

Dividido em cinco partes, O desenvolvimento da criança traz estudos sobre a vida social e segue mostrando diferentes teorias acerca do desenvolvimento infantil, tanto em seu aspecto intelectual quanto emocional. Também são abordados os diferentes níveis e tipos de deficiência incluindo quais tratamentos e formas de prevenção devem ser considerados em cada caso. Configura, portanto, um abrangente recurso de pesquisa dentro desse universo de estudos da psicologia.
A coleção Dante Moreira Leite é integrada pelos títulos Psicologia e literatura; O caráter nacional brasileiro; O amor romântico e outros temas; Psicologia diferencial e estudos em educação; Estudos em psicologia e O desenvolvimento da criança.
 

Sobre o autor – Dante Moreira Leite (1927 – 1976) cursou Filosofia na Universidade de São Paulo, onde obteve seus títulos acadêmicos. Publicou O caráter nacional brasileiro, O amor romântico e outros temas, Psicologia e literatura, Psicologia diferencial, além das antologias Personalidade e O desenvolvimento da criança. Lecionou em diversas unidades da USP, da atual UNESP e da PUC. Foi professor visitante da Universidade de Wisconsin (Madison, EUA), em 1967, e, em 1974, assumiu a direção do Instituto de Psicologia da USP.

Título: O desenvolvimento da criança
Autor: Dante Moreira Leite (org.)
Número de páginas: 404
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58
ISBN: 978-85-393-0004-4
Coleção: Dante Moreira Leite

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom