Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 Educadores refletem sobre a educação matemática a partir da perspectiva fenomenológica

Clientes

Educadores refletem sobre a educação matemática a partir da perspectiva fenomenológica

Jul 05, 2010

Filosofia da Educação Matemática – Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas, lançamento da Editora Unesp, apresenta as possibilidades que se abrem com as concepções e posturas fenomenológicas. Desenvolvido por 12 autores e organizados por Maria Aparecida Viggiani Bicudo, os trabalhos aqui reunidos oferecem a especialistas de diferentes disciplinas uma fundamentação teórica em uma investigação que engloba saberes da Psicologia, Antropologia, Matemática, História e Sociologia.

Os ensaios entendem que a postura fenomenológica significa realizar um trabalho em que o educador se dá conta do que está ocorrendo consigo, com o mundo escolar, com o aluno e com o tema que está sendo pesquisado no contexto do professor e do seu entorno. Estudam a maneira de ensinar as disciplinas, assim como aprender com elas, ou seja, conhecê-las, interessar-se pelos problemas pedagógicos e adequá-los à capacidade de aprendizagem dos estudantes.

Conduzidos por esta perspectiva, os textos enfocam assuntos centrais para a Matemática e para a Educação Matemática, principalmente os presentes no ensino básico, além de discutirem atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores com seus alunos. Exploram a concepção fenomenológica da realidade dos objetos matemáticos; a investigação fenomenológica da Aritmética, a numeração; e a Geometria.

Os temas trabalhados referem-se a questões como o modo de ser do professor com o aluno em aulas de Matemática, a experiência vivida na espacialidade e na temporalidade, entre outros. Uma abordagem que reforça a tarefa da Filosofia da Educação Matemática de manter vivo o movimento de ação/reflexão/ação nas atividades de ensino e aprendizagem no âmbito escolar, no cotidiano ou nas políticas públicas da Educação.

Sobre a organizadora - Maria Aparecida Viggiani Bicudo é doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (1973). Research Fellow na School of Education da Universidade da Califórnia, Berkeley, de 1974 a 1976; Livre-docente pela Faculdade de Ciências Sociais, Letras e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, câmpus de Araraquara da Unesp, 1979. Professora e pesquisadora na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação; membro-criadora da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos e do GT de Fenomenologia da ANPOF.

Título: Filosofia da Educação Matemática – Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas
Organizadora: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Número de páginas: 242
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-999-0

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:
www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Castro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom