Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 Historiador americano resgata as bases históricas do conflito colombiano

Clientes

Historiador americano resgata as bases históricas do conflito colombiano

Jul 19, 2010

Para compreender a guerra civil colombiana hoje, é necessário apreciar as múlplicas camadas dos conflitos anteriores e o peso acumulado das contradições não resolvidas. É a partir desta perspectiva que o historiador Forrest Hylton analisa, em A Revolução Colombiana, lançamento da Editora Unesp, o passado e o presente deste país vizinho, revelando as marcas dos cartéis de drogas, da intervenção norte-americana, das insurgências armadas de esquerda e dos contrainsurgentes narcoparamilitares. Seu objetivo é resgatar os fundamentos históricos do conflito colombiano, de modo a se distanciar dos estereótipos simplistas que obscurem o significado das tensões e dos endêmicos conflitos armados que assolam a região. 

A obra organiza-se em torno de três blocos temáticos. O primeiro trata da construção da ordem política no século 19, caracterizada por um Estado fraco, centralidade dos partidos políticos e pela fragmentação das elites, em cujas hegemonias não resolvidas se encontram uma das principais razões das guerras civis crônicas. Sem descartar as questões ideológicas, Hylton dá especial atenção às práticas, aos rituais e à política cotidiana das classes inferiores, como indígenas, artesãos, afro-colombianos, colonos e comunidades camponesas.

O segundo eixo temático refere-se à consolidação da estrutura social colombiana, em torno das lutas pela terra, dos processos de colonização e de migração rural e urbana, que culminam com a contrareforma agrária, uma refeudalização moderna do campo por parte dos paramilitares e narcotraficantes. O terceiro núcleo argumentativo discute os modos de estruturação do poder e da violência, desde a década de 1950 até a atualidade.

Para o historiador Gonzalo Sánchez Gómez, da Universidade Nacional da Colômbia, este livro é “uma viagem ao descobrimento da excepcionalidade colombiana, no contexto da história global da América Latina e das relações da Colômiba com os Estados Unidos e com o capitalismo ocidental”.

Sobre o autor -  Forrest Hylton é professor associado de Ciências Políticas da Universidade dos Andes em Bogotá. Com estudos centrados na América Latina, o autor divide suas pesquisas entre a Colômbia e a Bolívia.

Sobre a Coleção Revoluções do Século 20A Revolução Colombiana integra a Coleção Revoluções do Século 20, organizada e dirigida pela historiadora Emília Viotti da Costa, que já conta com vários títulos que oferecem um amplo quadro amplo das revoluções contemporâneas: A Revolução Alemã (1918-1923), A Revolução Boliviana, A Revolução Chilena, A Revolução Chinesa, A Revolução Cubana, A Revolução Guatemalteca, A Revolução Iraniana, A Revolução Nicaraguense, A Revolução Peruana, A Revolução Salvadorenha, A Revolução Venezuelana, A Revolução Vietnamita e As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético.

Título: A Revolução Colombiana
Autor: Forrest Hylton
Número de páginas: 194
Formato: 10,5 x 19 cm
Preço: R$ 20,00
ISBN: 978-85-393-0001-3

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom