Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 A fome no mundo vai aumentar, afirma especialista francês

Clientes

A fome no mundo vai aumentar, afirma especialista francês

Jul 01, 2010

 “Hoje existem 6,8 bilhões de pessoas no planeta e em 50 anos haverá de 9 a 10 bilhões. Atualmente, 2 bilhões sofrem de má nutrição, resultado da privatização intensa.” Este é o cenário traçado pelo professor emérito de agricultura comparada e de desenvolvimento agrícola no Instituto Nacional Agronômico Paris-Grigno, Marcel Mazoyer, em palestra realizada ontem (30 de junho) na sede da Fundação Editora da Unesp, durante  o lançamento de seu livro História das agriculturas no mundo – do neolítico à crise contemporânea.

O especialista discutiu as principais causas e consequências da explosão demográfica no começo do século XX para a produção agrícola, além de abordar as perspectivas em relação à subnutrição alimentar, um problema social, político e econômico mundial na contemporaneidade.

Segundo Mazoyer, a grande maioria dos mal nutridos ou subalimentados crônicos é de camponeses e agricultores familiares, ou seja, os  próprios vendedores de alimento que comercializam metade ou três quartos de sua produção e têm fome. Além disso, ressaltou que o valor acumulado é direcionado à compra de instrumentos de trabalho e a necessidades pessoais como vestimentas, por exemplo.

“O freio nos investimentos agrícolas promove a redução da produção, redução dos estoques e explosão periódica e passageira dos preços. Com isso, mais de 1,34 bi de pessoas, referente à população ativa, são prejudicadas. A quantidade de alimentos que seria necessário para suprimir fome seria 30% do que é produzido e consumido no planeta”, conta. Para ele, a contribuição da ONU e da comunidade internacional são extremamente importantes para sustentar a reforma agrária do país.

Mazoyer estará na próxima semana em outras capitais brasileiras. Clique aqui para ver sua programação no país e aqui para obter mais informações sobre sua obra.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom