Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 07 Pesquisador resgata as bases da filosofia política hobbesiana

Clientes

Pesquisador resgata as bases da filosofia política hobbesiana

Jul 23, 2010

Thomas Hobbes é leitura obrigatória para todos que se interessam por política, mas é um autor ainda diminuído e simplificado, ao qual se atribui apenas a paternidade do Estado enquanto leviatã. Sua vasta, densa e viva produção intelectual acaba sendo esquecida em detrimento de alguns capítulos de Leviatã, sobre a tese da guerra generalizada de todos contra todos, levando à errônea interpretação de que o autor defendesse o Estado absoluto. Para desfazer tais equívocos, o filósofo Hélio Alexandre da Silva se debruça sobre a obra do escritor inglês do século XVII, resgatando as bases de sua filosofia política. O resultado da pesquisa está agora publicado no livro As paixões humanas em Thomas Hobbes: entre a ciência e a moral, o medo e a esperança, lançamento do selo Cultura Acadêmica.

Em busca dos fundamentos da filosofia política hobbesiana, o autor chama para o centro de seu trabalho a relação entre a filosofia natural e a filosofia civil. A hipótese defendida é de que Hobbes deve muito de sua concepção moral e política a seu estudo sobre a ciência, que o direcionou no caminho de pensar o homem e as paixões numa chave mecanicista. Como consequência, o que se produz no estado de natureza, quando o homem vive sem as restrições impostas pelo Estado civil, é uma situação de tensão constante em que não há garantias nem da propriedade, nem da preservação de sua própria vida.

Esse quadro de instabilidade constante se agrava com o diagnóstico de que o homem possui um desejo incessante de satisfação imediata de suas paixões, e que a natureza autoriza o uso de quaisquer meios para a sua satisfação. O que surge dessa união entre desejo incessante e falta de garantias de manutenção daquilo que se possui é o que Hobbes chama de “estado de guerra de todos contra todos”. A partir dessa discussão, o autor confronta o posicionamento de alguns intérpretes que são críticos dessa abordagem que relaciona esses dois tipos de filosofia, e também investiga o papel que duas paixões em especial – o medo e a esperança – possuem no processo que afasta a guerra de todos e procura construir a paz política.

A análise de Hélio Alexandre da Silva contribui para um novo olhar sobre esse teórico da política, fornecendo subsídios para compreendê-lo em toda tensão que o caracteriza.

Sobre o autor – Hélio Alexandre da Silva é bacharel e licenciado em Filosofia pela Unesp, câmpus de Marília, onde também  obteve o título de mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea. Atualmente é doutorando em Filosofia na Unicamp. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Hobbes, paixões, moral, filosofia e ética.

Título: As paixões humanas em Thomas Hobbes: entre a ciência e a moral, o medo e a esperança
Autor: Hélio Alexandre da Silva
Número de páginas: 124
ISBN: 978-85-7983-024-2
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Filosofia

 Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom