Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 08 Estudo sobre Cecília Meireles resgata expressão lírica feminina na América Latina

Clientes

Estudo sobre Cecília Meireles resgata expressão lírica feminina na América Latina

Aug 20, 2010

Ainda que de origem tardia, se comparado aos movimentos franceses e anglo-saxônicos, o feminismo na América Latina foi o principal propulsor das conquistas de mulheres oriundas do continente no campo da política, educação e cultura, área esta contemplada pelo talento de grandes autoras, muitas vezes subestimadas pelos historiadores.

E é pelo olhar de uma delas que Vozes femininas da poesia latino americana: Cecília e as poetisas uruguaias, lançamento do selo Cultura Acadêmica, discorre a respeito das grandes poetisas regionais da década de 50. Inspirado pelo ensaio Expressão feminina da poesia na América, de Cecília Meirelles, o livro de Jacicarla Souza da Silva mostra o panorama em que se deram as principais mudanças de comportamento em relação à sociedade patriarcal em vigor no passado, atentando às particularidades geográficas e culturais em que tais mudanças foram inspiradas. E revela ainda um outro perfil da escritora brasileira Cecília Meireles: a de grande estudiosa e conhecedora da produção de autoria feminina latino-americana.

O interesse de Cecília pelas questões deste gênero é reforçado não só por estudos de sua autoria da literatura uruguaia, como também pela forma que ela o utilizou em suas próprias criações. Ao trabalhar estes pontos-chave, Jacicarla acaba por mostrar o quão abrangente é a obra da escritora brasileira e sua relevância para a compreensão do universo da mulher.

Sobre a autora – Jacicarla Souza da Silva é graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestre em Letras pela mesma universidade (2007). Atualmente é professora de educação superior da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura latino-americana, literatura de autoria feminina, lírica e cultura hispânica.

Título: Vozes femininas da poesia latino-americana: Cecília e as poetisas uruguaias
Autora: Jacicarla Souza da Silva
Número de páginas: 224
ISBN: 978-85-7983-032-7
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Letras

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom