Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 08 Lançamento em português apresenta a teoria que permitiu a invenção dos computadores

Clientes

Lançamento em português apresenta a teoria que permitiu a invenção dos computadores

Aug 09, 2010

Na década de 30 do século passado, antes dos modernos computadores digitais, alguns lógicos já haviam descoberto certos problemas insolúveis por métodos algorítmicos, isto é, problemas insuscetíveis de serem resolvidos por meio de um computador. Foi uma descoberta impressionante, que impactou profundamente a lógica, a matemática, a filosofia, e lançou as bases teóricas da futura ciência da computação. Teoria da recursão, de Matias Francisco Dias e Leonardo Weber, lançamento da Editora Unesp, oferece uma visão clara do que se faz atualmente no terreno dos mais interessantes e significativos deste campo.

O ponto de partida da teoria da recursão – disciplina que também é conhecida sob outras designações, como “teoria da computabilidade” ou “teoria das funções recursivas” – consiste em analisar conceitualmente, em termos matematicamente precisos, as noções intuitivas de algoritmo e função algorítmica. Lógicos como Herbrand, Post, Gödel, Turing, Church e Kleene conceberam os primeiros modelos matemáticos abstratos de computação, que orientariam a construção de computadores reais nas décadas seguintes. 

As questões básicas que motivaram tais modelos eram: qual a natureza da computação? Quais os requisitos mínimos para que um agente, humano ou não (como uma máquina), seja capaz de computar certos problemas, isto é, resolvê-los por meios algorítmicos? Que tipos de problemas são computáveis, ou algoritmicamente solúveis? Há problemas incomputáveis?

 O estudo sistemático desses modelos abstratos é aqui apresentando em uma abordagem tematicamente unificada. Como lembra Newton da Costa, no prefácio, “o caráter matemático da teoria da recursão é óbvio e o leitor atento tomará, então, consciência plena do espírito que norteia a investigação lógica de nosso tempo”. E também comenta que o trabalho de Matias Francisco Dias e Leonardo Weber “preenche uma lacuna na literatura especializada – em língua portuguesa”, e que tende “a se tornar um clássico entre nós.”

 Sobre os autores – Matias Francisco Dias é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, pós-doutor em teoria da recursão pelo Departamento de Matemática da Universidade de Maryland (EUA). Leonardo Weber Castor é doutorando do Programa Integrado de Doutorado em Filosofia das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Título: Teoria da Recursão
Autores: Matias Francisco Dias e Leonardo Weber Castor
Número de páginas: 276
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-393-0026-6

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom