Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 08 Segundo volume de coletânea sobre Educação em Ciência amplia recursos pedagógicos

Clientes

Segundo volume de coletânea sobre Educação em Ciência amplia recursos pedagógicos

Aug 27, 2010

Da mesma forma que o primeiro volume deste lançamento do selo Cultura Acadêmica, Ensino de Ciências e Matemática II: temas sobre formação de conceitos consiste em uma seleção de artigos e ensaios realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Unesp. Se no primeiro o enfoque era a formação de professores, neste as pesquisa reunidas discutem formação de conceitos nas áreas de Ciências e Matemática.

Segundo Ana Maria de Andrade Caldeira, organizadora da obra, o ensino de ciências exatas e biológicas no Brasil carece de elementos pedagógicos, o que compromete o ensino de base. “As crianças têm muita dificuldade em atingir um nível de aprendizado satisfatório e compatível com um país em desenvolvimento como o nosso”, afirma. Para a bióloga e educadora, a falta de uma instrução mais lógica e menos simbólica intimida os alunos e, consequentemente, seria um dos fatores responsáveis pela redução do número de interessados em seguir carreiras ligadas a Ciências e Matemática, como Engenharia e Biologia, por exemplo.

Com o propósito de corrigir essas deficiências e aprimorar a formação de docentes destas esferas de conhecimento, a coletânea apresenta artigos desenvolvidos por 28 pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp. Todos os ensaios têm linguagem simples e objetiva, tendo em vista dirigirem-se a educadores. Assim como seu predecessor, Ensinos de Ciências e Matemática II utiliza uma gama de recursos gráficos e exemplos para tornar o conteúdo teórico ainda mais acessível.

Sobre a organizadora – Ana Maria de Andrade Caldeira é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (1988), mestre em Agronomia – Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1985) e doutora em Educação pela Unesp (1997). Atualmente é professora da Unesp e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, interdisciplinaridade, semiótica peirceana e filosofia da biologia.

Título: Ensino de Ciências e Matemática II: temas sobre formação de conceitos
Organizadora: Ana Maria de Andrade Caldeira
Número de páginas: 290
ISBN: 978-85-7983-041-9
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Educação para a Ciência

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom