Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Coletânea reúne estudos de psicologia e psicanálise aplicados à educação

Clientes

Coletânea reúne estudos de psicologia e psicanálise aplicados à educação

Sep 03, 2010

Os resultados de diferentes pesquisas científicas sobre educação, que problematizam fundamentos, práticas e rumos da educação escolarizada, estão agora reunidos no livro (Im)pertinências da Educação: o trabalho educativo em pesquisa, lançamento do selo Cultura Acadêmica, organizado pela psicóloga Maria Lúcia de Oliveira. Sem abandonar antigas concepções de educação e também sem valorizar apenas novidades fruto de modismos, os autores apostam numa sólida união entre Psique e Eros, evidenciando o “poder que a natureza tem de criar e de multiplicar a vida, ou seja, Eros", como disse Freud.

Como assuntos pertinentes à educação, o livro apresenta o lúdico na educação infantil, a ética, os afetos, o valor da fantasia na aprendizagem e no desenvolvimento emocional, a constituição profissional de docentes e pesquisadores, a orientação sexual e a educação escolar. O ponto alto são as discussões sobre práticas inoportunas e inconvenientes que estão na contramão daquela educação que valoriza e aprimora o que o humano tem de mais inteligente e maravilhoso que é ser habitado pela capacidade criativa. Pertinências e impertinências da educação são aqui consideradas na medida em que produzem e reproduzem valorização humana na construção de identidade pessoal e profissional.

Para o educador, a coletânea oferece uma perspectiva de ressignificação de conceitos. Para o leitor de outras áreas, há algo sobre a formação de uma outra pessoa, experiência em que sempre estaremos implicados direta ou indiretamente. Trata-se, portanto, de uma obra que atravessa e costura os campos da psicologia, da psicanálise e da educação.

Sobre a organizadora - Maria Lúcia de Oliveira é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestre (1984) e doutora (1992) em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É atualmente docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Unesp, câmpus de Araraquara. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, como psicoterapeuta, supervisora e docente do curso de Formação de Psicólogos da Unesp, câmpus de Assis. Atualmente trabalha com pesquisas relacionadas às conexões atuais entre psicanálise e educação escolar.

Título: (Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa
Autora: Maria Lúcia de Oliveira
Número de páginas: 196
ISBN: 978-85-7983-022-8
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Educação Escolar

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom