Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 09 Estudo aponta o papel ativo do leitor na criação literária

Clientes

Estudo aponta o papel ativo do leitor na criação literária

Sep 10, 2010

Partindo do princípio que a ironia, a paródia e o riso são três modalidades literárias próximas que têm em comum o questionamento de uma visão maniqueísta e que geram tensão, Camila da Silva Alavarce debruça-se sobre o estudo desses discursos para identificar as diferentes vozes dissonantes e o papel do leitor na construção dos sentidos dos textos literários. Seu estudo está agora publicado em A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso, lançamento do selo Cultura Acadêmica.

Para a autora, a ironia, a paródia e o riso atuam, nos textos literários, com o objetivo de suspender a censura e de burlar as prisões dos discursos monofônicos e consequentemente autoritários. “Isso é possível porque privilegiam a polifonia e o elemento dissonante, legitimados pelo contraste de ideias, traço comum entre esses três tipos de discurso. Logo, essas categorias, como atos de comunicação, optam por determinada ótica ou postura, que entra em choque com outra, e é isso que garante a polifonia”, explica.

Como esses discursos convidam o sujeito para colaborar na construção do sentido na comunicação, eles são vias para um movimento de reflexão e de ampliação do conhecimento e da percepção crítica. “O sujeito é valorizado como um ser capaz de assimilar toda a estrutura contraditória desses discursos por meio do exercício da razão”, justifica.

O primeiro capítulo dedica-se, portanto, ao receptor da mensagem: o leitor e seu papel ativo na construção do sentido. Em seguida, faz um estudo pormenorizado da ironia, de suas funções e de suas variadas possibilidades de ocorrência. O terceiro capítulo trata da paródia como um tipo de texto literário que se constitui pelo choque entre discursos dissonantes, como é o caso, num outro nível, da ironia. O quarto é dedicado ao riso, com resgate das teorias de Schopenhauer, Baudelaire e Jean Paul. No quinto, a autora relaciona as três modalidades para, em seguida, proceder à leitura de três obras literárias, analisadas a partir da ironia, paródia e riso: os romances O homem duplicado (2002), de José Saramago, e O cavaleiro inexistente (1959), de Ítalo Calvino, e o conto “O duplo” (1846), de Dostoievski. Para Camila, a ironia, a paródia ou o riso constituem um convite ao leitor para desvendá-los, perpetuando, assim, o ensejo de ampliação de sua percepção crítica.

Sobre a autora – Camila da Silva Alavarce possui graduação em Letras (2001), mestrado em Estudos Literários (2003) e doutorado em Teoria Literária (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente, é professora de gramática e de literatura brasileira e portuguesa em três colégios. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Portuguesa, atuando, sobretudo nos seguintes temas: ironia, paródia, riso, análise do narrador e da organização da narrativa.

Título: A ironia e suas refrações: um estudo sobre a dissonância na paródia e no riso
Autora: Camila da Silva Alavarce
Número de páginas: 208
ISBN: 978-85-7983-025-9
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Estudos Literários

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom