Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Coletânea apresenta os novos olhares e perspectivas do design industrial

Clientes

Coletânea apresenta os novos olhares e perspectivas do design industrial

Oct 29, 2010

As diversas formas de conhecimento que possibilitam o desenvolvimento de produtos e objetos visuais ou tácteis são discutidos em Design e planejamento: aspectos tecnológicos, lançamento do selo Cultura Acadêmica. Os projetos envolvidos nessa área de conhecimento percorrem toda a vida do produto, desde os problemas de concepção, passando pelos de projeto e de configuração, pela produção e gestão, até a distribuição.

Na obra, Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli reúnem ensaios que permitem ao leitor se aproximar de boa parte da investigação científica desenvolvida na área, apresentando estudos que envolvem Design Étnico, Gestão de Design, Pratica Profissional, Metodologias Projetuais, Design de Moda, Design de Superfície, e ainda as relações do projeto de design com Usabilidade, Tecnologias Computacionais e Arquitetura. Os textos são produzidos sob a perspectiva dos novos enfoques e demandas da contemporaneidade, como as do meio ambiente (ecológico ou ecodesign e design de moda), preocupações com o bem-estar da comunidade e com os sentimentos e afetividade.

Entre os novos conceitos, há também o cultural, muitas vezes chamado de design étnico, que trata da produção cultural humana independentemente da forma de produção (industrial ou manual) ou estágio de avanço tecnológico em que se encontra o grupo humano que o produz. Em seu conjunto, Design e planejamento: aspectos tecnológicos mostra que os olhares diversos sobre o tema permitem vislumbrar novos cenários, com introdução de tecnologias inovadoras, novos materiais, processos e atuação do material humano, fatores que devem ser considerados e discutidos quando se ensina, pesquisa e projeta em design, com reflexo direto no produto resultante.

Sobre os organizadores – Marizilda dos Santos Menezes possui licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e em Batîment - Ecole Des Beaux Arts Et Arts Appliqués de Nancy (França), complementação em Desenho Industrial pela Faap, especialização em Design, área de concentração em Environnement, pela Ecole des Beaux Arts et Arts Appliqués de Nancy (França), mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos/ USP e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU/USP. É professora titular da Unesp. Luis Carlos Paschoarelli possui pós-doutorado em Ergonomia pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal); doutorado em Engenharia de Produção pela UFSCar; mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial, e graduação em Desenho Industrial pela Unesp. É o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da Unesp, câmpus de Bauru.

Título: Design e planejamento: aspectos tecnológicos
Organizadores: Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli
Número de páginas: 280
ISBN: 978-85-7983-042-6
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Design

Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom