Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Pesquisadores analisam a segurança pública em São Paulo dos anos 90 aos dias de hoje

Clientes

Pesquisadores analisam a segurança pública em São Paulo dos anos 90 aos dias de hoje

Oct 08, 2010

Políticas de segurança pública no estado de São Paulo, obra organizada por Luís Antônio Francisco de Souza, lançamento do selo Cultura Acadêmica, é construído tendo como premissa uma preocupação relacionada ao fato dos governos democráticos da América Latina não terem sido capazes de reverter o quadro histórico de discriminação, pobreza e estagnação econômica. Seus ensaios, focados no âmbito do Direito Civil, são resultados de uma ampla pesquisa, realizada por cientistas com vínculo direto ou indireto com o Observatório de Segurança Pública da Unesp, para compreender as políticas de segurança pública, no Estado de São Paulo, no período de 1989 a 2008.

Durante o período analisado, que se iniciou com a promulgação de uma nova Constituição, marcada pela busca dos direitos, a segurança ganhou destaque na agenda nacional, estando presente nos principais órgãos da imprensa e nos debates legislativos. É quando surgem várias iniciativas para atender questões relativas à eficiência da ação policial, ao acesso à justiça, à reforma da legislação penal, à reforma das prisões, ao controle do crime organizado e da corrupção, ao controle da ação policial, da tortura e da discriminação, ao policiamento comunitário, entre outras. Ao mesmo tempo, organizações da sociedade civil, universidades e centros de estudos procuraram interferir no diagnóstico e no controle da violência urbana e, principalmente, no acompanhamento de novas estratégias e políticas na área.

Diante deste quadro, Políticas de segurança pública no estado de São Paulo oferece uma grande quantidade de informações, estratégias, políticas e ações de ampla divulgação e conhecimento. Considerando-se que a inovação é parte vital do processo de reconstrução do controle social da violência, do crime e das intolerâncias, trata-se assim de ampliar a sensibilidade de todo o complexo sistema da segurança para novas ideias provenientes da sociedade e de criar um novo referencial para garantir a democracia e para o exercício de um controle social da segurança.

Sobre o organizador – Luís Antônio Francisco de Souza fez graduação (1987) e licenciatura (1994) em Ciências Sociais, mestrado (1992) e doutorado (1998) em Sociologia, pela Universidade de São Paulo, com Estágio Sanduíche na Universidade de Toronto, Canadá (1995-1996). Pesquisador na área de Polícia, Violência Policial, Controle Externo sobre Polícia, Políticas de Segurança Pública, Violência e Direitos Humanos. É professor doutor da Unesp, nos cursos de graduação em Ciências Sociais e Relações Internacionais, bem como de pós-graduação em Ciências Sociais (mestrado e doutorado).

Título: Políticas de segurança pública no estado de São Paulo
Organizador: Luís Antônio Francisco de Souza
Número de páginas: 222
ISBN: 978-85-7983-019-8
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Ciências Sociais


Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom