Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Pesquisadores discutem a construção do sujeito na literatura autobiográfica

Clientes

Pesquisadores discutem a construção do sujeito na literatura autobiográfica

Oct 25, 2010

A memória, a intertextualidade e as diferentes vozes mobilizadas na construção de um discurso sobre o “eu” nas autobiografias é o fio condutor de Literatura e representações do eu: impressões autobiográficas, organizado pelos pesquisadores Cláudia Maria Ceneviva Nigro, Susanna Busato e Orlando Nunes de Amorim. Lançado pela Editora Unesp, a obra congrega análises contundentes sobre este gênero literário, constantemente marginalizado pelos estudos acadêmicos.

Textos do escritor americano Richard Wright, do irlandês Sean O’Casey e dos poetas portugueses Jorge de Sena e Alexadre O’Neill, entre outros, são abordados a partir de uma ótica multidisciplinar, que aproxima os estudos literários e a linguística de campos como a história, a filosofia e a psicanálise. Reunidos, os textos buscam revelar o lugar do sujeito nas preocupações teóricas.

A postura investigativa observada nesta obra reflete o resgate do gênero biográfico nas últimas décadas: “essas formas de elaboração textual vêm ao encontro da necessidade de troca de experiências individuais e coletivas de que o homem foi paulatinamente privado, seja pelo mundo de consumo intenso que o cerca, seja pela reificação da vida e pelo abandono dos valores da tradição”, destacam os organizadores. Trata-se de um estudo sobre as representações do “eu” e a relação com a alteridade em uma época marcada pela erosão dos contornos de identidade.

Sobre os organizadores – Cláudia Maria Ceneviva Nigro é mestre e doutora em Teoria da Literatura pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, com pós-doutorado em Linguística (Linguagem Literária) pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Unicamp. É livre-docente em Crítica Literária pela Ibilce (Unesp). No momento atua como professora de Literatura Norte-Americana e Língua Inglesa nesse Instituto e também é responsável pelas disciplinas Crítica Literária e Diálogos entre literaturas no Programa de Pós-Graduação em Letras, também na Unesp. Susanna Busato é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e doutora em Letras, na área de Teoria da Literatura, pela Unesp, no câmpus de São José do Rio Preto, onde atua como professora de Poesia Brasileira no curso de licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Orlando Nunes de Amorim é mestre e doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). É professor de Língua e Literatura Francesas no curso de Letras do Ibilce (Unesp) e responsável pelas disciplinas Representações Históricas nas Literaturas Brasileira e Portuguesa e Literatura e Históricas em Walter Benjamin no Programa de Pós-Graduação em Letras, também no Ibilce (Unesp).

Título: Literatura e representações do eu: impressões autobiográficas
Organizadores: Cláudia Maria Ceneviva Nigro, Susanna Busato e Orlando Nunes de Amorim
Número de páginas: 146
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 26,00
ISBN: 978-85-393-0023-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom