Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Rastreamento da parábola como gênero literário evidencia suas funções didáticas e retóricas

Clientes

Rastreamento da parábola como gênero literário evidencia suas funções didáticas e retóricas

Oct 18, 2010

As parábolas, como gênero literário, se consolidaram com os textos bíblicos do Novo Testamento, mas escritos com formatos semelhantes podem ser encontrados desde a Antiguidade Clássica. No lançamento O gênero da parábola, da Editora Unesp, o pesquisador Marco Antônio Domingues Sant’Anna reconstrói o percurso dessa estrutura literária desde as sugestões encontradas na Ilíada e na Odisseia, de Homero, até a sua utilização por autores como Kafka, Brecht e Kierkrgaard.

O livro preenche uma lacuna nos estudos acadêmicos e de teoria literária, que possuem número reduzido de títulos relacionados a este gênero. O rastreamento conduzido por Domingues Sant’Anna considera a origem etimológica do termo “parábola”, bem como algumas menções que o aproximam de um recurso de retórica nas obras de Aristóteles e de Quintiliano. Embora o autor avalie o gênero como propiciador de enriquecimento para o discurso persuasivo, ele destaca sua especificidade e prevalência, ao longo dos tempos, firmando-se como gênero literário.

Produzida a partir de estudos realizados para as teses de doutorado e pós-doutorado do autor, a obra apresenta as características da parábola – narrativa curta, amimética e literária – em estreita conexão com sua função didática. Nos capítulos finais, é proposto um modelo de análise para os textos parabólicos, que tece um interessante comparativo entre as parábolas bíblicas e suas versões modernas.

Sobre o autor – Marco Antônio Domingues Sant’Anna possui graduação em Teologia (1980) pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida, graduação (1985), mestrado (1992) e doutorado (1998) em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É pós-doutorado em Literatura pela Universidade de Bristol (Inglaterra). Atualmente é professor-assistente da Unesp, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, língua portuguesa, gêneros do discurso, variabilidade linguística, aquisição da linguagem e aspectos cognitivos.

Título: O gênero da parábola
Autor: Marco Antônio Domingues Sant’Anna
Número de páginas: 316
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-393-0011-2

 

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom