Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Sátira aos clichês da ópera italiana publicada em 1720 ganha tradução em português

Clientes

Sátira aos clichês da ópera italiana publicada em 1720 ganha tradução em português

Oct 20, 2010

Há pouco mais de 300 anos, a moda na Europa era a ópera – especialmente a italiana. Teatros e companhias daquele país circulavam por todo o velho continente, organizando-se em um complexo sistema de produção e cooperação entre cenógrafos, dramaturgos, coreógrafos, músicos e outros profissionais, entre o final do século XVII e início do XVIII. É exatamente esse sistema de produção, com suas repetições, vícios e lugares-comuns, que Benedetto Marcello satiriza em Il teatro alla moda, panfleto publicado em 1720, lançado agora em português pela Editora Unesp, na Coleção Pequenos Frascos.

O texto se desenvolve a partir de uma série de recomendações “aos personagens” que desejam ingressar no universo do teatro musical, com um importante detalhe: o escritor dita as regras ao contrário. Todos os profissionais envolvidos na produção operística recebem atenção de Marcello, do compositor ao marceneiro e da cantora ao gerente do café do teatro, dando ao leitor um retrato irônico do universo operístico.

A presente publicação é, provavelmente, a primeira tradução para a língua portuguesa desse extraordinário sucesso editorial: Il teatro alla moda nunca esteve fora de impressão desde seu surgimento, e foi traduzido diversas vezes para o alemão e para o francês. Impresso como um panfleto de 64 páginas, sem nenhum luxo de editoração, Il teatro alla moda era provavelmente vendido nas ruas de Veneza por alguns trocados. A adaptação brasileira, assinada por Ligiana Costa, prima por dar clareza ao texto sem perder os duplos sentidos e referências literárias.

Sobre o autor – Benedetto Marcello (Veneza, 1686 - Brescia, 1739), filho de patrícios venezianos, seguiu a carreira de magistrado, dedicando-se ao mesmo tempo aos estudos musicais. Desenvolveu uma obra musical de certa importância estilística e histórica. A coleção de salmos e de cantatas compostas por Marcello é um ponto de referência da música italiana em todo o barroco europeu e deu ao compositor o título de “príncipe da música sacra”. Paralela à produção musical, Marcello desenvolveu uma curiosa produção literária-satírica – a mais importante dentre elas é sem dúvida Il teatro alla moda. Marcello possuía um interesse especial pelos cantores e cantoras e, imbuído de um espírito irônico, compôs também a carta-cantata Carissima figlia (1718) e os madrigais para os castrati (1715), nos quais chega a indagar se estes poderiam ou não ir para o paraíso.

Coleção Pequenos Frascos – Obras de agradável leitura em edições de bolso cuidadosamente editadas. Já foram lançados os seguintes títulos da coleção: Como escolher amantes e outros escritos, de Benjamin Franklin; Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu, de Maurice Joly; O filósofo autodidata, de Ibn Tufayl; Reflexões e máximas, de Vauvenargues (Luc de Clapier, Marquês de), Modesta proposta, de Jonathan Swift; Textos autobiográficos e outros escritos, de Jean-jacques Rosseau, e Escritos sobre ciência e religião, de Thomas Henry Huxley.

Título: O teatro à moda
Autor: Benedetto Marcello
Tradutor: Ligiana Costa
Número de páginas: 149
Formato: 12 x 18 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-393-0047-1

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom