Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Três livros da Editora Unesp recebem Prêmio Jabuti

Clientes

Três livros da Editora Unesp recebem Prêmio Jabuti

Oct 01, 2010

Os anos de chumbo, de Frederico Mazzucchelli, A luta pela anistia, organizado por Haike Kleber da Silva, e Brasil arcaico, Escola Nova, de Carlos Monarcha, publicações da Editora Unesp, foram contemplados com segundos e terceiro lugares do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Agora, os três títulos concorrem ao Livro do Ano na categoria Não-Ficção, escolhido pelo voto dos associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e de outras associações relacionadas ao mercado editorial, e ao prêmio do Voto Popular, votação na qual o público pode escolher seus livros favoritos no site www.premiojabuti.com.br entre os dias 5 e 31 de outubro.

Em Os anos de chumbo: economia e política internacional no entreguerras, lançamento da Editora Unesp e Edições Facamp condecorado na categoria Economia, Administração e Negócios,  Mazzucchelli reúne dez ensaios sobre a economia e a política internacional desde a hegemonia inglesa no século XIX até a II Guerra Mundial. O autor examina a emergência dos EUA como nação líder, o crescimento do comunismo no plano internacional, a incorporação das massas ao cenário político e os desencontros do Tratado de Versailles.

Publicado em coedição da Editora Unesp, Arquivo do Estado e Imprensa Oficial de São Paulo, A luta pela anistia traz, além de trabalhos escritos por acadêmicos e personagens que participaram do movimento pela anistia no Brasil, uma vasta coleção de documentos. São 21 textos que discutem a história política recente do nosso país, os direitos humanos, sua violação e a impunidade que marcou o período em que a ditadura militar esteve instalada no país. A organizadora Haike R. Kleber da Silva é diretora do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A luta pela anistia foi premiado na categoria Ciências Humanas.

Brasil arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930, de Carlos Monarcha, contemplado na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, reflete sobre as tensões sociais, impulsos industriais e a efervescência das ideias modernistas nas primeiras décadas do século XX – época na qual surgiu um forte movimento de renovação do ensino denominado Escola Nova no campo da educação. A publicação da Editora Unesp esclarece o contexto no qual o conceito de Escola Nova toma consistência e promove a transição do conhecimento teórico para a ação transformadora, movido pela vontade de trazer o mesmo progresso que é visto na técnica e na ciência para a vida comum. Monarcha é professor livre-docente na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O anúncio dos vencedores nas 21 categorias do Prêmio Jabuti aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º de outubro), na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo. A entrega dos troféus e revelação do Livro do Ano será no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo. A lista completa dos ganhadores está disponível em: http://cbl.org.br/jabuti/telas/resultado/resultado_categoria.aspx?f=2

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom