Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 11 Banco Mundial examina meios para combinar desenvolvimento e combate aos riscos climáticos

Clientes

Banco Mundial examina meios para combinar desenvolvimento e combate aos riscos climáticos

Nov 02, 2010

Diante da necessidade urgente de um desenvolvimento inclusivo e sustentável do planeta, o 32° Relatório do Banco Mundial sobre Desenvolvimento Mundial de 2010 - Desenvolvimento e mudança climática, publicado no Brasil pela Editora Unesp, combina a experiência de uma instituição que trabalha em cooperação com países de todos os continentes com avançadas pesquisas acadêmicas para analisar e apresentar propostas concretas diante as mudanças ambientais. Trata-se de um amplo exame dos meios pelos quais o redirecionamento de políticas públicas pode ajudar no combate aos novos riscos ambientais.

Com base nas interconexões entre as disciplinas de economia do desenvolvimento, ciência, energia, tecnologia, finanças e regimes internacionais efetivos e governança, a obra apresenta iniciativas de financiamento para ajudar os países a lidar com a situação ambiental e mecanismos de incentivo a ações presentes que tragam resultados futuros. Também mostra como integrar as realidades de desenvolvimento no contexto da política internacional em acordos, ou seja, instrumentos para gerar economia de carbono e medidas para promover a inovação e difusão de novas tecnologias.

Ao trazer dados em tabelas, quadros, mapas e indicadores, o Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial trabalha com a ideia de sustentabilidade e pensamento “verde” em cada indivíduo, dinamizando ações que resolvam os problemas gerados pela mudança climática. Reforça assim a imagem de um mundo “inteligente com relação ao clima”, que só será alcançado se todos agirem agora, juntos e de modo diferente. Isto porque nenhum país está imune às alterações climáticas e nem é capaz de enfrentar, sozinho, os desafios que surgirem ao longo dos anos, já que isso envolve decisões políticas, mudanças tecnológicas e conseqüências de grande abrangência.

A preocupação central são os países em desenvolvimento, que devem absorver de 75% a 80% dos custos relacionados a danos causados pelas mudanças climáticas. Tendo a perspectiva de que a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável continuam a ser prioridades globais, o relatório destaca que são justamente os países em desenvolvimento que mais dependem diretamente dos recursos naturais sensíveis ao clima para gerar renda e bem-estar, além de serem os que mais carecem de capacidade técnica e financeira para gerenciar o risco climático. Riscos que prejudicam não só os ganhos conquistados como também as perspectivas de desenvolvimento, tornando ainda mais difícil que se alcance as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Título: Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial de 2010 - Desenvolvimento e mudança climática
Autor: Banco Mundial (equipe do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento)
Número de páginas: 440
Formato: 20,5 x 26,5 cm
Preço: R$ 60
ISBN: 978-85-393-0025-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom