Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 11 Filósofo Paolo Rossi investiga a arte da memória e do esquecimento na produção de conhecimento através dos tempos

Clientes

Filósofo Paolo Rossi investiga a arte da memória e do esquecimento na produção de conhecimento através dos tempos

Nov 07, 2010

Filósofo Paolo Rossi investiga a arte da memória e do esquecimento na produção de conhecimento através dos tempos

O passado, a memória, o esquecimento

Os significados de memória e esquecimento em diferentes épocas históricas e a importância que os estudos filosóficos relegaram a esses temas recebem a atenção de Paolo Rossi em seis inspirados ensaios, reunidos na obra O passado, a memória, o esquecimento, lançada pela Editora Unesp. Tratando a memória como persistência, o autor entra num campo de discussão que envolve o esquecimento e a reminiscência – ou seja, a capacidade de recuperar algo que se possuía e que se perdeu com o passar do tempo. 

Personagens literários, como o “memorioso” Funes, de Jorge Luis Borges (1899-1986), e outros da teoria clínica, a exemplo de S., um homem que não esquecia, do neuropsicólogo soviético Alexander R. Luria (1902-1977), são invocados por Rossi em análises recheadas de metáforas e questionamentos. O poder das imagens também é salientado pelo autor, que afirma que elas são subavaliadas em publicações desse tema.

A problematização da memória vem ganhando crescente relevância nos campos da filosofia, comunicação, propaganda, entre outros. Nos anos 50, poucos eram os nomes que dedicavam esforços a essa área de pesquisa, excetuando-se estudiosos da neurociência e da psicologia. Neste livro, Paolo Rossi consegue reunir as principais temáticas que impulsionam trabalhos sobre memória nas décadas recentes, além de tecer considerações sobre o papel do esquecimento para o desenvolvimento das ciências.

Sobre o autor – Nasceu em Urbino, Itália, em 1923. Professor de história da filosofia na Universidade de Florença organizou importantes edições de obras de Diderot, Rousseau, Vico e Bacon. Escreveu, entre outros, Francisco Bacone: dalla magia alla scienza (1957), Clavis universalis (1960), Storia e filosofia (1969), Aspetti della rivoluzione scientifica (1971), Immagini della scienza (1977).

Título: O passado, a memória, o esquecimento: seis ensaios da história das ideias
Autor: Paolo Rossi
Número de páginas: 240
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32
ISBN: 978-85-393-0037-2

 Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom