Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 11 Obra elucida as dinâmicas dos planos privados de assistência médica no Brasil

Clientes

Obra elucida as dinâmicas dos planos privados de assistência médica no Brasil

Nov 22, 2010

Lançamento da Editora Unesp, Planos e seguros de saúde é mais do que uma detalhada pesquisa sobre os serviços oferecidos por empresas de assistência médica privada no Brasil. Ao alertar o leitor acerca dos abusos presentes nas cláusulas de contratos, bem como ensiná-lo a recorrer em situações de reajuste excessivo de preços e atendimento inadequado, o livro configura-se como um guia definitivo sobre o assunto.

De acordo com dados presentes na obra, mesmo a população que usufrui de algum tipo de convênio médico – aproximadamente 43 milhões de cidadãos brasileiros – tem interpretações confusas a respeito da função e de como se dá a cobertura desses planos. Nas palavras dos autores, Lígia Bahia e Mario Scheffer, “as percepções vão desde a noção de que se trata de um benefício coberto por empregadores até a decisão individual de comprar no mercado uma porta de entrada mais rápida para o atendimento médico”.

Ante esse cenário, o livro pretende esclarecer a lógica por trás desse nicho de mercado repleto de contradições – sobretudo em relação à ética para com os conveniados. Os pesquisadores analisam com teor crítico não apenas as várias modalidades de assistência médica particular, mas também as relações destas com o Sistema Único de Saúde (SUS). Um histórico do surgimento dos planos de saúde no Brasil, além de um breve panorama do funcionamento deles em diferentes países, complementam o estudo e desmitificam a ideia de que a proliferação de planos suplementares em uma nação está diretamente relacionada ao seu desenvolvimento econômico.

Planos e seguros de saúde ainda reserva um capítulo inteiro para discutir as práticas abusivas e lacunas contratuais mais comuns no setor. Exclusões de cobertura, barreiras de acesso, cartões de desconto e falsos planos coletivos são alguns dos temas esmiuçados nesse segmento da obra. Nas páginas finais, o leitor encontra também um apêndice com sugestões de como recorrer no caso do plano de saúde descumprir o regulamento.

Sobre os autores – Lígia Bahia é médica, sanitarista, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz, professora do Instituto de Saúde Coletiva e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Economia Política da Saúde (LEPS) da UFRJ. Mário Scheffer é comunicador social, especialista em Saúde Pública pela Unicamp, doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), pós-doutor e pesquisador do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP.

Título: Planos e seguros de saúde: o que todos devem saber sobre a assistência médica suplementar no Brasil
Autores: Lígia Bahia e Mário Scheffer
Número de páginas: 154
Formato: 11 x 18 cm
ISBN: 978-85-393-0055-6
Preço: R$ 20

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom